A unidade móvel do Hemoes vai estar no pátio do hemocentro estadual, em Vitória, hoje, a partir das 7 horas, mesmo horário em que o hemocentro começa a funcionar. O objetivo é utilizar o ônibus para aumentar a capacidade de atendimento do serviço, visto que muitas pessoas estão se disponibilizando a doar sangue em um gesto de solidariedade aos feridos no grave acidente ocorrido na BR 101, ontem.
Tanto o hemocentro quanto a unidade móvel tem capacidade para realizar até 100 coletas de sangue por dia. O Hemoes funciona como uma rede. Isso significa que o sangue coletado em Vitória pode ser compartilhado com os serviços de saúde de todo o Estado, assim como as coletas realizadas nas unidades do Hemoes no interior do
Espírito Santo (Colatina, São Mateus e Linhares) podem ser enviadas para a Grande Vitória, caso necessário.
O Hemoes de Vitória fica na Avenida Marechal Campos, número 1.468, bairro Maruípe. A unidade funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.
Quem pode doar
Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.
Os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, devem obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra: de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres. O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará pela triagem. Caso tenha almoçado, deve aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.
Detran e Polícia Civil atendem às famílias das vítimas do acidente na BR 101 Sul
Os familiares das vítimas do acidente de trânsito ocorrido em Guarapari na manhã de ontem, estão sendo atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos e assistentes sociais, e pela equipe do Detran|ES, da Polícia Civil e profissionais da empresa de ônibus.
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e a Polícia Civil orientam que os familiares se dirijam à antiga sede do órgão, na Avenida Nossa Senhora da Penha, 2270, no bairro Santa Luiza, em Vitória para receber o atendimento.
O Detran|ES e a Polícia Civil informam que o serviço de perícia e identificação dos corpos e o atendimento às vítimas foram encerrados às 19h de ontem e retomam os trabalhos às 8h de sexta-feira, quando os familiares das vítimas continuarão sendo recebidos no auditório do Detran|ES para a transmissão das informações sobre o acidente e atendimento especializado.
FOTO: Fred Loureiro / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)