19/12/2017 08h02 - Atualizado em 19/12/2017 08h35

Hemoes está com estoque muito abaixo do necessário

O Hemoes está precisando de ajuda para abastecer o estoque de sangue. O apelo vale para todos, mas principalmente para quem tem sangue com fator RH negativo. Esses são mais raros de se encontrar na população, mas, ao mesmo tempo, são mais fáceis de serem usados, pois podem ser transfundidos em pessoas tanto RH negativo quanto RH positivo.

O número de doadores que tem comparecido às unidades do hemocentro estadual em Vitória, Serra, Linhares, Colatina e São Mateus está muito abaixo do necessário. Em Vitória, por exemplo, o ideal é receber 100 doadores por dia, mas nos últimos dias somente 34 pessoas, em média, têm buscado o serviço. Em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, de 25 doadores por dia – o que seria o ideal – apenas quatro têm comparecido.

A diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt Costa, afirma que no último mês do ano o número de doadores costuma mesmo reduzir. Este ano, no entanto, o Hemoes já vinha registrando queda nas doações antes de dezembro começar. Na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, de 20 a 25 de novembro, o Hemoes de Vitória recebeu uma média de 65 doadores por dia, um número abaixo do ideal.

A coordenadora do Hemoes em São Mateus, Vana Gomes de Araújo Amorim, afirma que o estoque de sangue está baixo e diz que a unidade precisa principalmente de sangue com fator RH negativo. Segundo Vana, a unidade também precisa melhorar o estoque de plaquetas para o feriado, por isso, pede que doadores de qualquer tipo sanguíneo compareçam ao serviço na quinta e na sexta-feira logo nos primeiros horários, das 7h às 9h.

“Nossa unidade vai funcionar normalmente durante toda a semana e precisamos que as pessoas venham fazer sua doação de sangue. Plaqueta é um hemocomponente que tem validade curta, de cinco dias apenas. Por isso, se precisamos de estoque para o feriado, temos que fazer a coleta na quinta e na sexta-feira logo cedo para dar tempo de fazermos todos os exames no sangue coletado”, explicou a coordenadora.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

FOTO: Divulgação / Sesa

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard