27/08/2019 08h03 - Atualizado em 27/08/2019 10h02

Governo prospecta investimentos junto a empresários de São Paulo

Uma comitiva capixaba, comandada pelo governador Renato Casagrande e com a presença do diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Maurício Cézar Duque, se reuniu, ontem (26), na capital paulista, com empresários, para discutir possibilidades de investimento. Foram apresentados projetos estruturantes, além de atrativos econômicos para empresários e grupos estratégicos de São Paulo.

Entre as principais pautas, foram promovidas business meetings com as organizações, visitas técnicas a instituições financeiras, além de apresentações dos projetos que integram o portfólio do Programa de Concessões e Parcerias do Estado. A atração de novos investidores para o mercado capixaba traz, entre outros resultados, impactos diretos para o desenvolvimento econômico, geração de empregos e acesso ampliado a novas oportunidades.

Na programação, o governador capixaba realizou uma apresentação na Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística (Apeop). A Associação é uma organização que agrega empresas privadas que desempenham atividades ligadas à infraestrutura social e logística, incluindo planejamento, estruturação e desenvolvimento de projetos, financiamento, execução de obras e serviços.

“Temos uma economia nacional que ainda patina. O Espírito Santo tem muita cautela neste ano, principalmente na questão de custeio. Mas, um Estado organizado como o nosso, que tem Nota A na gestão fiscal desde o nosso primeiro mandato, não nos deixa ficar presos em nossos gabinetes ou ficar se escondendo atrás da crise. O desemprego hoje é o maior problema que o País vive. Os mais ricos acabam ficando mais ricos e os mais pobres cada vez mais pobres”, disse o governador Renato Casagrande.

Potencialidades

Casagrande destacou as potencialidades do Espírito Santo, a solidez da gestão fiscal e a necessidade de medidas para a redução das desigualdades. Segundo Casagrande, os fundos devem se associar a empreendimentos estratégicos, pensando, assim, não apenas nos próximos quatro anos, como também no futuro das gerações dos capixabas. “Estamos pegando uma riqueza finita para poupar e investir, não nos deixando dependentes do petróleo e gás. Queremos atrair empresas que possam contribuir com a geração de empregos e oportunidades. Estamos trabalhando em um grande programa que é o Qualificar ES para garantir mão de obra qualificada. Queremos um Estado inovador. Queremos ofertar as oportunidades que temos no Estado do Espírito Santo”, projetou.

Programa de Concessões e Parcerias do Estado do Espírito Santo

Para aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados e construir obras que trazem inúmeros benefícios à população capixaba, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual da Fazenda e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), instituiu o Programa de Concessões e Parcerias.

Saiba mais

No site (www.parcerias.es.gov.br), empresas poderão acompanhar as sondagens de mercado, um espaço voltado para os operadores, investidores, financiadores e outros interessados qualificados na construção de projetos de concessões e parcerias público-privadas.

O programa dá ainda mais transparência e celeridade, de forma especial, às fases de chamamento público, análise e contratação das empresas, projeto, construção, financiamento, operação e manutenção do objeto da Concessão ou Parceria. A atual carteira de projetos do Estado conta com propostas de implementação de parcerias com o setor privado nas áreas de Segurança Pública, Turismo, Desenvolvimento Regional, Saneamento e Segurança Ambiental. Os projetos estão dimensionados geograficamente em todos os municípios que compõem o Estado do Espírito Santo.

FOTO: Hélio Filho / Secom -ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard