O governador Renato Casagrande assinou, ontem (23), em Milão, na Itália, um acordo de colaboração com a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira, instrumento que apoiará empresários de ambas as nações no desenvolvimento de negócios no Espírito Santo e no país europeu. A gestão do acordo fica sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes).
Para Casagrande, o acordo será muito benéfico para o Estado, permitindo o estreitamento dos laços entre as duas nações e abre a possibilidade do intercâmbio entre os setores produtivos capixaba e italiano, especialmente, das regiões da Lombardia e do Vêneto, no norte da Itália. A assinatura foi o primeiro compromisso oficial da viagem ao exterior. Casagrande integra a comitiva que participa da Feira Internacional de Comércio de Pedras, Design e Tecnologia (Marmomac) 2019.
"Para nós, estar aqui no norte da Itália é estar em casa. Somos o Estado com o maior número de descendentes italianos do Brasil proporcionalmente. O Espírito Santo tem a melhor gestão financeira do País. Temos um nível de organização muito grande desde meu primeiro mandato", disse Casagrande.
Durante a agenda, o governador apresentou o Espírito Santo e ressaltou a boa gestão fiscal conquistada ainda em seu primeiro mandato. “Somos um Estado pequeno, mas queremos ser o mais eficiente do Brasil. Temos uma boa posição geográfica que nos permite ter um bom comércio com o exterior. Estamos aqui para transformar nosso Estado cada dia mais eficiente, justo e desenvolvido. Queremos ser a porta de entrada do mundo com o Brasil”, frisou.
O acordo terá duração de quatro anos e prevê a coordenação de esforços para fomento de novos negócios entre o Espírito Santo e a Itália. A partir da assinatura do documento, as partes vão estabelecer um grupo de trabalho para a realização de um plano, visando o atingimento dos objetivos propostos. Além disso, o Estado se compromete a oferecer suporte aos empresários italianos interessados em negócios no Espírito Santo e apoio nos procedimentos junto aos órgãos federais, estaduais e municipais.
Segundo o Presidente da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira, Luciano Feletto, o acordo irá beneficiar empresas de ambas as nações. "Somos a única Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira oficial da Itália. Hoje é um dia importante para nós e para o Espírito Santo, que tem uma marca da Itália com sua colonização. Junto ao Consulado e a região da Lombardia, podemos criar um grupo de trabalho.”, apontou Feletto.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip Navarro, o acordo é um avanço nas relações institucionais entre o Espírito Santo e a Itália. “Já temos laços estreitos no comércio internacional, tendo em vista que a Itália foi destino, somente entre janeiro e agosto deste ano, de 2,7% das nossas exportações, o que representa US$ 136,47 milhões. Com o acordo, a estimativa é que mais negócios sejam fomentados, alavancando o desenvolvimento de ambas as partes”, comemorou.
O diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Maurício Duque, também celebrou a parceria e a possibilidade de novas parcerias comerciais entre os dois países.
A Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira se compromete, pelo acordo, a identificar, atrair, e apoiar os empresários italianos que tenham potencial para expandir suas atividades no Brasil, posicionando o investimento no Espírito Santo.
Reunião da Lombardia
O governador Renato Casagrande se reuniu também com Attilio Fontana, presidente da Lombardia, o que equivale ao cargo de governador no Brasil. A Lombardia é a região economicamente mais importante da Itália. A reunião aconteceu no Palazzo Lombardia, sede do governo local.
Na ocasião, os governadores ressaltaram os laços entre Espírito Santo e Lombardia, de onde muitos italianos emigraram para o território capixaba. “O Espírito Santo recebeu muitos italianos vindos das regiões do Vêneto e da Lombardia. Apresentamos o nosso momento econômico, que é referência no Brasil; políticas públicas e programas, como o Estado Presente; e os nossos
Fundos Soberano e de Infraestrutura. Pudemos conhecer ainda um pouco mais dos desafios de gestão da Lombardia, que tem aproximadamente 13 milhões de habitantes", afirmou Casagrande, que convidou Fontana para visitar o Estado.
O governante italiano também falou sobre a sua região, o momento econômico de seu país e presenteou o governador capixaba com o livro “Palazzo Lombardia”, que mostra detalhes sobre a sede do governo da Região.
Estiveram presente nas agendas o cônsul-geral do Brasil em Milão, embaixador Eduardo dos Santos; o responsável pelas Relações Públicas e Institucionais do Consulado, Silvio Gori; e o secretário-geral da Câmara do Comércio, Piero Martinuzzi.
FOTO: Divulgação / Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)