As ações do Governo do Estado para minimizar os efeitos da estiagem e aumentar a reservação de água no Espírito Santo continuam. Na última sexta-feira (28), por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), foram apresentados os projetos das barragens que serão construídas em Braço do Rio, localizado em Conceição da Barra, e Pedro Canário, em parceria com a iniciativa privada.
Mais de 300 pessoas participaram das apresentações nos dois municípios. Estavam presentes o vice-governador César Colnago; o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; o prefeito de Conceição da Barra, Francisco Vervloet; o prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, além de lideranças estaduais e municipais.
Colnago destacou a importância do projeto. "Não existe produção agrícola nem industrial sem água. Por isso estamos trabalhando com prioridade nesse tema. Porque sabemos dos desafios que os produtores rurais e suas famílias estão enfrentando por conta da estiagem. A construção das barragens é importante para a reservação da água, mas temos que cuidar das nascentes e do reflorestamento para garantir que a água escoe".
Na apresentação da barragem que será construída em Braço do Rio, o secretário da Agricultura explicou que o projeto e parte da área foram doados pela Alcon. O reservatório que ficará localizado na bacia hidrográfica do Rio Itaúnas e vai armazenar água do Rio Preto do Norte, terá capacidade de armazenar 2,5 bilhões de litros de água com 104 hectares de área alagada. O suficiente para abastecer os 13 mil moradores de Braço do Rio por sete anos. Além desta, outras duas em assentamentos rurais serão construídas na cidade.
Já a barragem em Pedro Canário, o projeto foi contratado pela Placas do Brasil S/A. Ela ficará localizada às margens da BR 101, na comunidade de Polonesa, em Pinheiros, no córrego samambaia. Serão 1 bilhão de litros de água em 27,5 hectares. A quantidade é suficiente para abastecer a cidade por um ano.
Octaciano destacou que as obras deverão se iniciar em um prazo de oito meses, tempo para realizar o licenciamento ambiental e licitação.
"É mais uma etapa do Programa Estadual de Construção de Barragens que está sendo realizada com a parceria com a Alcon e a Placas do Brasil, que doaram o projeto e área, assim como moradores que doaram parte do terreno. As duas regiões sofrem com a estiagem e as barragens vem para garantir o abastecimento e não ser mais necessário ser feito o racionamento de água. Os reservatórios são de múltiplo uso e servirão para atender a cidade, os produtores rurais, as indústrias que geram emprego para região e resolver de vez o problema", disse Octaciano Neto.
O prefeito de Conceição da Barra destacou que a barragem de Braço do Rio e as duas em assentamentos rurais vão regularizar o uso da água no município. Já o prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, agradeceu ao apoio do Governo para elaborar e executar a obra do reservatório na cidade.
Montanha
Na quinta-feira (27), a Seag apresentou o projeto da barragem que será construída no município. O evento ocorreu no teatro municipal.
Além do secretário da Seag, Octaciano Neto, participaram da apresentação o vice-governador do Estado, César Colnago, a prefeita de Montanha, Iracy Baltar, vereadores e lideranças municipais e estaduais. Mais de 300 pessoas acompanharam.
De acordo com Octaciano, a barragem de Montanha terá capacidade para armazenar mais de 2,4 bilhões de litros de água em uma área de mais de 65 hectares, o que garante o abastecimento de água na cidade por mais de dois anos.
O secretário explicou que em breve será iniciado o processo de licenciamento ambiental da obra, depois segue para licitação e construção. A expectativa é que a obra seja iniciada em oito meses. A barragem ficará no córrego Montanha, às margens da Rodovia ES 209.
"Viemos a Montanha para apresentar o projeto da barragem no município. O projeto está na última revisão e vamos iniciar o processo de licenciamento ambiental nos próximos dias. O reservatório vai atender toda a cidade, a indústria e o entorno. É um volume robusto de água e vai resolver definitivamente o abastecimento de água de Montanha", disse Octaciano Neto.
A prefeita de Montanha, Iracy Baltar, agradeceu ao governo pelo investimento e disse que a obra será fundamental para garantir o abastecimento de água da cidade. O projeto da obra foi elaborado pela Prefeitura.
O Programa Estadual de Construção de Barragens vai investir R$ 60 milhões até 2018 para a construção de 60 reservatórios de água em todo o Espírito Santo.
FOTO: Divulgação / Seag
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)