O governador Paulo Hartung e o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), Idalberto Moro, estiveram reunidos na tarde de ontem, para debaterem a melhor forma de auxiliar na reconstrução do grupo folclórico de dança alemã Bergfreunde, de Domingos Martins. Após pedido de Hartung, o Instituto Sincades vai ajudar na aquisição dos trajes típicos e equipamentos perdidos no trágico acidente que ocorreu na BR 101 em Mimoso do Sul, no último dia 10 de setembro, e que matou 11 integrantes do grupo. O encontro ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória.
Entre os membros da Associação Cultural e Recreativa Campinho, instituição parceira do grupo Bergfreunde, participaram da reunião Paula koehler, Roberto Schulze e o presidente, Davi Bruske, que, na oportunidade, ressaltou que o auxílio será fundamental. “Em Domingos Martins trabalhamos dando apoio ao grupo em suas diversas atividades e apresentações e todos estamos preocupados como será no futuro. Essa ajuda será muito importante”, disse Davi Bruske.
Bergfreunde
O Grupo Folclórico Bergfreunde é um dos mais tradicionais do Espírito Santo e foi criado com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a cultura e a dança trazidas pelos imigrantes alemães à região de Domingos Martins. Foi o primeiro grupo folclórico alemão do Estado.
De acordo com o site Montanhas Capixabas, em 1988, os componentes do grupo fundaram a Associação Cultural e Recreativa Campinho (ACRC), uma entidade sem fins lucrativos que é mantida por contribuições de apresentações e doações. Em 1992, a fim de reforçar seu papel na comunidade local e na sociedade capixaba, o grupo passou a se chamar Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho. Durante esses 33 anos de existência, o grupo já realizou apresentações em diversos países, como Argentina, Uruguai, Portugal e Estados Unidos. No Brasil, o grupo já se apresentou nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)