O governador Paulo Hartung sancionou, na manhã de ontem, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018. A LDO prevê uma receita total de R$ 16,171 bilhões, valor 4,7% maior do que a receita prevista na lei de 2017.
O texto da LDO estabelece critérios e parâmetros para a elaboração do Orçamento Anual do próximo ano, de forma realista e equilibrada, estabelecendo as prioridades e mantendo o compromisso do Governo de responsabilidade com as contas e com as pessoas.
Compromisso
Na prática, esse compromisso tem se traduzido em pagamento em dia dos servidores e fornecedores, e funcionamento adequado dos serviços públicos essenciais, especialmente os das áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública. Além disso, também tem permitido que o Governo avance na realização de projetos inovadores, como o Escola Viva e o Ocupação Social.
Segundo o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos, a previsão da receita para 2018 leva em consideração o cenário econômico e fiscal, que ainda inspira cautela.
“Consideramos para a elaboração da LDO indicadores como a evolução do PIB, taxa de câmbio e preço internacional de petróleo”, explica ele.
Regis Mattos diz que, por trabalhar de forma planejada e organizada, o Espírito Santo vem se destacando no cenário nacional por sua responsabilidade fiscal e social.
FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)