Servidores reunidos para ouvir dicas práticas e aprender um pouco mais sobre educação financeira. Assim foi o primeiro encontro do Programa de Preparação para a Aposentadoria – Geração Ativa, ciclo 2017, realizado na última terça, na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
Intitulada “Dinheiro: sabendo usar, não vai faltar”, a palestra foi comandada pelo professor e especialista em finanças empresariais Leonardo Cassa de Oliveira. Durante toda a tarde, o palestrante estimulou o público presente a pensar nas melhores maneiras de aplicar o dinheiro nesse processo de transição para a aposentadoria.
“Normalmente não somos educados financeiramente em nossas vidas. Essa é uma das razões pelas quais tomamos atitudes que acabam prejudicando nosso bem estar nessa fase da vida. O dinheiro não tem capacidade de tomar decisões. Somos nós que temos que decidir como ganhar e como investir. Se soubermos fazer isso corretamente, conseguiremos bons resultados”, explicou Leonardo.
O momento teve como objetivo abordar informações, procedimentos e resultados acerca da utilização do dinheiro, elevando a autoestima e a capacidade gerencial dos participantes sobre si mesmos e sobre suas finanças. Cerca de 30 servidores de diversas secretarias e órgãos estiveram presentes.
Entre os profissionais que aproveitaram o momento para iniciar a programação financeira para a aposentadoria estava Leda Vitória, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Ela, que já participou de outras palestras do programa, falou sobre a necessidade de se preparar para essa nova etapa.
“Recebemos muitas dicas de como fazer um planejamento econômico, como usar os nossos recursos na aposentadoria. Esse é um novo ciclo da vida no qual você pensa ‘e aí?’. Muita coisa muda. Temos que estar preparados para o que virá, pensar e planejar sobre como vai ser. Isso será fundamental para a qualidade de vida que teremos”, opinou.
Essa foi a primeira palestra de um total de cinco que serão realizadas dentro do programa. Os temas a serem debatidos são: “Família e apoio social: não estarei sozinho”, “Saúde e autonomia: a vida no segundo tempo”, “Missão de vida e novas carreiras” e “Orientações previdenciárias: meu tempo chegou?”.
Programa Geração Ativa
O ‘Geração Ativa’ é desenvolvido pela Seger em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM).
O público prioritário é composto por servidores nas seguintes situações:
:: O tempo de contribuição ou de idade que falta para preencher os requisitos para a aposentadoria é igual ou inferior a três anos;
:: Estão em abono permanência;
:: Possuem 67 anos ou mais de idade;
:: Estão afastados para a aposentadoria há, no máximo, três meses;
:: Estão afastados para tratamento da própria saúde há 18 meses ou mais.
Os servidores que têm o interesse em participar e não possuem essas características também precisam comunicar ao RH do órgão onde atuam, pois as vagas remanescentes podem ser ocupadas pelo público não prioritário.
FOTO: Divulgação / Esesp
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)