O governador Paulo Hartung entregou, na tarde de ontem, a Comenda Jerônimo Monteiro, maior honraria que pode ser concedida pelo Poder Executivo Estadual, para o responsável pelo controle operacional dos órgãos de segurança pública no Espírito Santo, da Força-Tarefa Conjunta Capixaba, general do Exército Adilson Carlos Katibe. Na oportunidade, o general também foi agraciado pela Assembleia Legislativa com a Ordem do Mérito Domingos Martins. A solenidade foi realizada no Salão Nobre, Palácio Anchieta, em Vitória.
A ação militar realizada no Estado, denominada Operação Capixaba, contou com o efetivo de 3.169 militares, quatro aeronaves, 227 viaturas e sete blindados. Foram realizadas 260 horas de voo, com 1585 patrulhas, 38 operações, 11.545 abordagens e 108 prisões.
Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung explicou que a homenagem acontece após um período desafiador vivenciado pela população capixaba. "Esse é um gesto de agradecimento. Essas condecorações simultâneas entregues pelo Governo e Assembleia Legislativa ratificam que a homenagem é do povo capixaba. Agradecemos as forças militares que responderam ao chamado do vice-governador para atender o enorme desafio que os capixabas viverem e que estava direcionado para todo o país", disse Hartung.
O governador ressaltou ainda que segurança pública é um tema para atuação conjunta das instituições públicas e não apenas dos Governos Estaduais. "O homenageado é o senhor [general], mas o agradecimento é para todas as agências de segurança, instituições capixabas e sociedade civil organizada que dialogaram constantemente com o governo. É importante refletir sobre o desafio que vivenciamos e a resposta positiva de todos que se envolveram", completou.
Após receber a comenda, em discurso, o general Adilson Carlos Katibe explicou que a atuação das forças militares seguiu os princípios militares para reestabelecimento da ordem e tranquilidade. "Me sinto completamente honrado por receber essas importantes comendas. Esses dois personagens, importantes na história do Estado, também estariam igualmente empenhados para reestabelecer o respeito à pátria. Recebo com orgulho as homenagens que não pertencem só a mim, mas sim a todos aqueles que trabalharam junto comigo neste período. Muito obrigado a todos os presentes e a sociedade capixaba", agradeceu o general.
Adilson Carlos Katibe
Nascido em São Paulo, o general Adilson Carlos Katibe foi formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, com curso de aperfeiçoamento na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército; pós-graduação “strictu sensu” em operações militares, nível mestrado, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército, entre outros. Já entre as condecorações, Katibe acumula medalhas da ordem do Mérito Militar, grau comendador; medalha Marechal Trompovsky; medalha Militar de Ouro; Distintivo de Comando na cor dourada; medalha do Pacificador; medalha das Nações Unidas por Missão de Paz no Timor Leste, entre outros.
Entre as missões e funções já exercidas pelo general, estão observador militar das Nações Unidas no Timor Leste; comandante do 21º Grupo de Artilharia de Campanha (Niterói/RJ); analista da Divisão de Inteligência do Centro de Inteligência do Exército (Brasília/DF); diretor da subsecretaria de serviços administrativos e conferências da Junta Interamericana de Defesa em Washington-EUA; comandante da Escola de Inteligência Militar do Exército (Brasília/DF); chefe da divisão de doutrina do Centro de Inteligência do Exército (Brasília/DF); responsável pela proteção das estruturas estratégicas nos Jogos Paralímpicos – Rio 2016 e responsável pela elaboração do projeto de reestruturação do Sistema de Artilharia de Campanha (SAC) do Exército Brasileiro.
FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)