A ação integrada do Programa Força pela Vida abordou veículos e pessoas, na manhã da quinta-feira (18), em oito pontos da Grande Vitória. O Programa atua forma educativa e fiscalizadora e reuniu servidores do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), além de efetivos do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), da Polícia Militar - por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) - da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guardas Municipais.
O intuito principal da ação “Força pela Vida” é a redução do número de acidentes nas vias e os crimes de trânsito da Região Metropolitana do Estado, com foco na proteção à vida da população, contribuindo por meio da educação de trânsito para a melhoria dos padrões de comportamento de motoristas. Na operação desta quinta-feira, o objetivo específico era combater o transporte clandestino, e coube ao Ipem-ES a fiscalização dos cronotacógrafos, aparelhos que registram a velocidade e distância percorrida pelos veículos.
O Ipem-ES realizou 125 fiscalizações, que geraram três notificações. Para o diretor-técnico do órgão, Lindomar Gomes, o baixo número de notificações deve-se ao fato dos condutores estarem atentos ao disposto na legislação, além do aumento do número de fiscalizações.
“Intensificamos as fiscalizações e já promovemos mais de 1.600 notificações em 2019, o dobro do realizado no mesmo período de 2018, o que foi facilitado pela fiscalização remota. Assim, vamos conseguindo conscientizar os motoristas sobre os procedimentos exigidos”, explicou.
A primeira operação de fiscalização do Programa Força Pela Vida foi realizada no último dia 5 de julho, em seis pontos da Grande Vitória. As equipes abordaram 330 veículos e realizaram ações educacionais para um trânsito mais seguro para todos os cidadãos.
O formato da operação “Força pela Vida” foi apresentado no último dia 25 de junho, em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, que contou com representantes de instituições estaduais, federais e municipais que compreendem o Sistema Nacional de Trânsito, dentre outras.
As operações do Força Pela Vida, com foco na Lei Seca, motociclistas, Transporte Escolar, entre outros, são planejadas e executadas pelo Comitê Integrado de Fiscalização e Educação no Trânsito, que reúne diversos órgãos atuando de forma integrada, buscando a preservação da vida e a redução de acidentes.
Além do Detran|ES e do Ipem, também compõem o comitê a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal;; Guardas Municipais; Departamento de Estadas de Rodagem (DER-ES); Conselho Estadual de Trânsito e Ceturb-ES.
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)