27/07/2017 08h01 - Atualizado em 27/07/2017 10h28

Festival de Sanfona e Viola movimenta São Pedro do Itabapoana

Uma programação cultural com o melhor da música de raiz, atrações folclóricas e atividades variadas. Uma dica para toda a família é a 20ª edição do Festival de Inverno de Sanfona e Viola, que segue até domingo (30) no Sítio Histórico de São Pedro de Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul. O evento reúne grandes nomes da música regional capixaba, além de manifestações culturais como Folia de Reis, Dança Italiana e a atração mais esperada, que é o Concurso Nacional de Sanfona e Viola. O evento é gratuito.

Além das atrações musicais, haverá oficinas de formação em música, contação de histórias, passeio ciclístico e missa sertaneja. As programações acontecem no Palco Grinalson Medina (antes do portal), no Tablado Capital (antes da ladeira) e no Tablado Dr. Pedro Antonio de Souza (na praça do sítio histórico).

A 20ª edição do Festival de Inverno de Sanfona e Viola é uma realização da Prefeitura de Mimoso do Sul, com apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult); do Banescard; do Sebrae; e da Associação de Moradores da Comunidade de São Pedro do Itabapoana.

A cidade - A região de Mimoso do Sul tem características peculiares que a tornam um local com forte vocação turística. Cultura (sanfona e viola), patrimônio histórico (arquitetura colonial), e paisagismo (matas, trilhas e cachoeiras) são atrativos para os turistas que viajam pela região. Um conjunto de fazendas do século XIX com forte influência das colonizações portuguesa, italiana, libanesa e síria, além da presença marcante de afrodescendentes compõem este cenário.

São Pedro do Itabapoana é um sítio histórico com 41 imóveis residenciais tombados pelo Conselho Estadual de Cultura em 1987. Ruas de pedra com calçamento tipo “pé de moleque”, o conjunto de fazendas do século XIX, auge do ciclo do café no Espírito Santo, o Museu de São Pedro de Alcântara e a Escola de Sanfona e Viola são alguns dos atrativos da localidade.

FOTO: Divulgação / Secult

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard