01/04/2019 08h04 - Atualizado em 01/04/2019 08h11

Estado realiza primeira reunião do Programa Agenda Mulher

Com a participação de 40 mandatárias e outras 60 convidadas ocupantes de cargos importantes no Estado, a primeira reunião de trabalho para a criação da Agenda Mulher discutiu o empreendedorismo como o mais importante condutor para empoderamento das mulheres capixabas. O encontro aconteceu na última sexta-feira (29), no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória e foi comandado pela vice-governadora, Jaqueline Moraes.

“A independência financeira, a rede de apoio, a possibilidade de trabalhar com o que gosta fortalecem a causa da mulher, e garante que, cada vez mais, as mulheres assumam posições de destaque no mercado de trabalho e em diversos outros espaços públicos”, disse a vice-governadora.

Segundo Jaqueline Moraes esse é o foco da Agenda Mulher. “Trata-se do primeiro passo para um programa de empreendedorismo e empoderamento feminino, tendo como diretrizes institucional, social e política, que busca fortalecer a luta contra a invisibilidade feminina. A ideia é que mais mulheres se dediquem a essa atividade e transformem não só a sua realidade, mas também a de muitas pessoas a seu redor”, disse.

Na dinâmica do encontro, as mandatárias – vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas, deputadas estaduais e federais –, foram convidadas a apresentarem propostas de atuação conjunta de ações que garantam a visibilidade, com foco no empreendedorismo e também a darem um panorama dos principais problemas em suas regiões. Várias sugestões colaborativas foram apresentadas e pactuadas para serem aprofundadas em outro encontro quando a Agenda Mulher será apresentada ao governador Renato Casagrande.

Estruturação

Segundo a subsecretária de Planejamento e Projetos da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, Joseane Zoghbi, o entre as diretrizes do programa Agenda Mulher está o fortalecimento espaços de participação na sociedade.

Outra proposição é a promoção da articulação interinstitucional e da implementação de ações selecionadas com base no Plano Estadual de Políticas para Mulheres e no Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra Mulheres. E também a aproximação de Estado e sociedade, ampliando a escuta dos segmentos que compõem a agenda das mulheres, com foco no empreendedorismo. “Empreender é realizar projetos, negócios”, lembra a subsecretária.

O programa terá ações coordenadas pela Vice-Governadoria, mas com envolvimento de outras secretarias e órgãos do Governo do Estado, dentre as quais a Secretaria de Direitos Humanos. Serão realizados cursos de capacitação e formação, abertura de linhas de crédito para mulheres empreendedoras.

Políticas Públicas

A subsecretária de Políticas para Mulheres da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Juliane Barroso, que representou a secretária Nara Borgo, fez uma breve contextualização histórica do processo de elaboração Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. “Só é possível fazermos diferente quando nos unimos a partir da intercessão dos nossos projetos que têm como horizonte a promoção da vida das mulheres. Em nossos encontros percebemos que também temos em comum nossas ‘dores’ manifestadas nos cotidianos assédios e nas situações de violência a que estamos expostas. Para reverter todo um histórico de violência, ou a gente se une ou a gente se une”.

O documento foi entregue em 2014, no mandato anterior do governador Renato Casagrande e em seu processo de elaboração, contou com ampla participação e mobilização da sociedade civil e organizações de mulheres. “Reconhecemos que é um desafio tirar do papel os serviços às mulheres e oportunizar o empoderamento delas via acesso às políticas públicas”, destacou.

Na oportunidade, a subsecretária também apresentou o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que está em fase de atualização.

Mandatárias

O encontro contou com a participação deputada federal Lauriete Rodrigues; deputada estadual Janete de Sá; as prefeitas Lucélia Pim Ferreira da Fonseca, de São Gabriel da Palha e Vera Costa, Guaçuí; as vice-prefeitas Alexsandra Pedroni Schunk, de Fundão e Marcia Lamas, da Serra.

Também estiveram na reunião as vereadoras: Antônia Aparecida Cassundé (Águia Branca), Silvanea Vieira Paiva (Alegre) Fabiana Maria Maforte (Alto Rio Novo), Dileuza Marins Del Caro e Monica de Souza Pontes (Aracruz), Graceli Estevão Silva (Atílio Vivacqua), Celma Cortes Bussular e Sueli Alves Teodoro (Baixo Guandú), Zirene Surdini Valli (Barra de São Francisco), Renata Sabra Baião Fiorio (Cachoeiro de Itapemirim), Mylena Mendonça Pedruzzi (Castelo), Audréya Mota França (Colatina), Ângela Maria Coutinho (Fundão), Sonia Zanetti Bazílio (Itaguaçu), Brunella Colombo (Itarana), Elzeni Borges Soares (Mantenópolis), Celia Rodrigues Souza (Montanha), Gleyciaria Bergamim de Araujo (Nova Venécia), Valdirene Alves Santana (Pinheiros), Lurdes Sangiorgio Mozer (Rio Novo do Sul), Angela Maria Schutz Leppaus (Santa Leopoldina), Maria Josete Zottele Ferri (Santa Teresa), Larissa Mariellen de Paulo e Marcieli Alves (São Domingos do Norte), Adalgisa Ferreira lves, Delizete Baptista Pinheiro, Fatima Cristina Souza e Maria de Fatima Simões (São José do Calçado), Jaciara Teixeira do Nascimento (São Mateus), Jaqueline Gomes (Sooretama), Anna Maria Pedruzzi e Leila David Nogueira (Vargem Alta), Arlete da Silva Santiago, Nilma Maria Guez da Silva e Patrícia Crizanto da Silva (Vila Velha) e Neuza de Oliveira (Vitória).

FOTO: Divulgação / Vice-governadoria

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard