31/10/2017 08h01 - Atualizado em 31/10/2017 08h39

Entrega da restauração da Igreja de Sant´Antônio será nesta quarta (1º)

Após um período de obras de restauração e reforma, a Igreja de Sant’ Antônio será entregue à comunidade do Sítio Histórico de Itapina, distrito de Colatina, nesta quarta-feira, dia 1º de novembro, às 10h. A obra foi realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Edital 017/2016). A entrada é franca.

A Igreja de Sant’ Antônio foi a primeira igreja do sítio histórico de Itapina. Foi neste local que os moradores do distrito realizaram os primeiros batizados, matrimônios dentre outras celebrações. Segundo relatos, a família Felisberto ergueu a edificação no ano de 1927, com o nome de “Egreja de Sant’Antonio”, em agradecimento a um milagre concedido a um ente familiar. Além da reforma da estrutura física do edifício, o projeto contemplou também acessibilidade, paisagismo e iluminação decorativa do entorno.

Haverá uma solenidade com o bispo diocesano Dom Joaquim Wladmir Lopes Dias, o pároco padre Zulian Jorge de Miranda e o Ecônomo Olméris Antônio Auer. Também estarão presentes no evento o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto, o prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, a secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Thaís Rodrigues da Silva, e a superintendente do Iphan-ES, Elisa Taveira.

O Sítio Histórico

O distrito de Itapina, localizado a aproximadamente 36 km de Colatina, foi povoado por volta de 1910 por imigrantes europeus, especialmente italianos, alemães e sírio-libaneses e se tornou um dos conjuntos urbanos mais significativos do Norte do Estado, referência na produção de café no Noroeste capixaba na primeira metade do século passado. O Sítio Histórico de Itapina foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo (CEC) no ano de 2013 e hoje é reconhecido como Conjunto Histórico e Paisagístico de Itapina.

FOTO: Divulgação / Secult

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard