Para melhorar a qualidade da resposta no atendimento às vítimas de acidentes no Estado, o Corpo de Bombeiros Militar recebeu 20 novas viaturas de resgate que estarão à disposição nas 17 bases operacionais localizadas nos municípios capixabas. É a maior aquisição de viaturas na história da instituição, que completou recentemente 107 anos. A entrega dos veículos foi feita pelo governador do Estado, Renato Casagrande, na manhã da última sexta-feira (20).
A aquisição foi possível por meio de um convênio com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) no valor de R$ 4,3 milhões.
O governador Casagrande destacou a importância da integração entre os órgãos do Governo do Estado para salvar vidas no trânsito. “As viaturas têm uma importância enorme em momentos de tragédia, como foi no caso das chuvas e agora com o Coronavírus. É fundamental que os Bombeiros estejam preparados para fazer prevenção e também dar suporte ao sistema de saúde neste momento. Precisamos estar prontos para que possamos salvar vidas nesse momento de crise”, afirmou.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, enfatizou o processo de reestruturação das instituições de segurança e valorização dos nossos servidores. Ele fez um alerta à população sobre as medidas individuais para contenção da disseminação do novo Coronavírus (Covid-19). “Quero aproveitar o momento para pedir às pessoas que não saiam de casa. Essas ambulâncias vão ajudar a preservar vidas nesse momento de pandemia. O Corpo de Bombeiros estará mais preparado ainda para atuar em favor da nossa população”, completou.
No ano passado, 806 pessoas perderam a vida no trânsito no Espírito Santo, de acordo com o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira. Ele afirmou que a parceria inédita vai atuar decisivamente na melhoria do resgate das pessoas que se acidentarem. “As viaturas contribuirão com o atendimento pré-hospitalar, o que é fundamental para evitar que quem se acidenta venha a óbito ou fique com sequela permanente. Fortalecer a atuação do Corpo de Bombeiros, que também integra o programa Força pela Vida, é trabalhar também para garantir a proteção das pessoas nas vias capixabas”, frisou.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cerqueira, apontou que as viaturas devem ser incluídas neste momento na cadeia de atendimento do Coronavírus e repetiu o apelo para que as pessoas atendam às recomendações do Governo do Estado. “A população tem que entender a importância do distanciamento social nesse momento. Fique em casa e respeite as determinações, que são alinhadas com protocolos internacionais”, disse.
Além disso, os dois órgãos trabalham parceria também para a participação de profissionais do Corpo de Bombeiros nas ações educativas promovidas pelo Detran|ES nas escolas de todo o Estado, levando cada vez mais conhecimento dos temas relacionados ao trânsito para os estudantes preservarem as próprias vidas e serem motoristas mais conscientes no futuro.
FOTO: Hélio Filho / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)