24/10/2018 08h04 - Atualizado em 24/10/2018 09h33

Conselho Estadual de Turismo destaca conquistas do setor

Na manhã de ontem, aconteceu a 56ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (Contures), na sede do Sebrae, em Vitória. Participaram do encontro os secretários estaduais de Turismo e da Fazenda, Paulo Renato Fonseca Jr. e Bruno Funchal, respectivamente; o diretor superintendente do Sebrae, José Eugênio Vieira; o superintendente da Infraero, Kleyton Peixoto; o gerente de Arranjos Produtivos da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Francisco Ramaldes, membros do Conselho e convidados.

Essa foi a segunda reunião do Conselho com o novo formato, conforme o Decreto Nº 1007-S, de 09 de julho 2018. “Fico muito satisfeito com o conteúdo desse conselho, que está muito bem representado. Nós temos tudo para dar um novo ritmo à gestão do Turismo no Espírito Santo”, elogiou o atual presidente do Contures, João Alfonso Silva.

Durante o encontro foram definidas as composições das comissões temáticas do Contures: Comissão de Promoção Turística; Comissão de Gestão e Regionalização; Comissão de Qualificação Profissional; Comissão de Infraestrutura Turística. “O Contures reúne os principais atores do setor no Estado.

Precisamos sempre ter brilho nos olhos e trabalhar alinhados, sempre com o mesmo objetivo, alavancar o turismo do Espírito Santo”, apontou o secretário Paulo Renato.

Outro momento de destaque foi a apresentação das ações que a Secretaria de Estado de Turismo do Espírito Santo (Setur) vem desenvolvendo, em especial a redução do ICMS sobre querosene de aviação.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, a parceira entre o poder público e o setor, por meio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), foi fundamental para a concretização do acordo de competitividade nos moldes como aprovado pelo Governo do Espírito Santo.

“Foi um processo coordenado entre o Estado, por meio das secretarias de Fazenda, Turismo e Desenvolvimento Econômico, e a Abear, que atuou junto às companhias aéreas. Assim conseguimos conversar com o setor diretamente e olhamos para ele como um todo. A Abear nos apresentou instrumentos, metodologias e fundamentos muito importantes para a avaliação de impactos indiretos, e essa era uma das maiores dificuldades que tínhamos: mensurar se teríamos perdas na arrecadação do Estado. Isso nos deu muita segurança para darmos esse passo”, afirmou.

Estiveram presentes na reunião os representantes das cadeiras da Região Verde e das Águas, Região Montanhas Capixabas, Região Metropolitana, Região Vale e do Café, Região da Costa e Imigração, e dos Segmentos de Transporte Turístico, Meios de Hospedagem, Agências de Viagem, Imprensa especializada em Turismo, Instituições de Ensino e Qualificação Profissional, Trabalhadores do Turismo, Profissionais do Turismo, Bares e Restaurantes, Eventos, Conventions e Visitors Bureau, Fomento, Capacitação e apoio das Micro e Pequenas Empresas, Indústria e Comércio.

Sobre o Contures

O Conselho Estadual de Turismo (Contures) é um órgão colegiado de caráter consultivo, em nível de direção superior, integrante da estrutura organizacional da Setur. Criado pelo Decreto nº 2026-S, de 22 de outubro de 2003, recentemente teve o modelo reestruturado, conforme Decreto Nº 1007-S, de 09 de julho 2018. É constituído por 24 assentos divididos em comissões: Comissão de Promoção Turística; Comissão de Gestão e Regionalização; Comissão de Qualificação Profissional; Comissão de Infraestrutura Turística.

FOTO: Divulgação / Setur

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard