Os preparativos para o desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória estão na reta final. As agremiações se apresentam nos dias 17 e 18 de fevereiro, e prometem agitar a arquibancada com sambas-enredo que vão desde o circo, passando por países africanos e chegando até a magia das cartas.
E para o folião não perder nenhum detalhe da festa, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) listou os sambas-enredo das 14 agremiações que se apresentam nos dois dias da folia.
Grupo A
Na sexta-feira (17), às 21h, a primeira escola do Grupo A que entra na avenida é a Independentes de São Torquato. Com o enredo “Na busca pela sabedoria, meu caminho é independente”, a agremiação traz a sabedoria para abrir os desfiles.
A Chegou o Que Faltava é a segunda escola a entrar na avenida e vem com o enredo “Lendário das águas – Místico, sagrado e elemental”. A escola do bairro Goiabeiras, discute na passarela do samba os mitos e as lendas da criação humana.
Os piratas invadem a avenida com a Rosas de Ouro. A agremiação traz o enredo “É pirata, fica de olho. A Rosas de Ouro vai desvendar o tesouro” e promete transformar a avenida nos sete mares, e navegar em busca do tesouro, o seu próprio pavilhão.
O carnaval da Sapucaí, do Rio de Janeiro desembarca no Sambão do Povo, em Vitória. A Chega Mais traz o enredo “Chega mais e veja a majestade do samba! O voo da águia rumo à Vitória!”. Para homenagear umas das mais tradicionais agremiações do carnaval carioca: a Portela.
A passarela do samba fica ainda mais colorida com a quinta escola a entrar na avenida: a Andaraí. A agremiação traz as cores para o jogo com o enredo “Com uma paleta de cores vibrantes, Andaraí pinta seu carnaval”.
Jogue as cores no caldeirão, que a próxima agremiação já esta a caminho. A Tradição Serrana traz as histórias de bruxarias para a avenida com o enredo “Sim salabim, o caldeirão vai ferver”.
Senhoras e senhores, o espetáculo vai começar! Com o enredo “Gran circo imperatriz anuncia: venha se divertir no picadeiro da emoção”, a Imperatriz do Forte enche de magia o Sambão do Povo.
Vamos viajar? A última escola do Grupo A traz a Uganda para a avenida. Com o enredo “Uganda, a pérola da África”, a Barreiros entra na passarela do samba para enaltecer o grande país africano.
Confira os samba enredos do Grupo A no link (https://es.gov.br/Media/PortalES/PDF/Samba%20enredos%20Grupo%20A.pdf).
Grupo Especial
A Novo Império é a primeira escola do Grupo Especial que desfila no sábado (18) e entra na avenida plantando cura. A agremiação traz o enredo “A cura para o mundo está aqui! Vitória, um manto cheio de esperança”.
A Unidos de Jucutuquara entra na passarela do samba mandando o recado, “Não matar, não desmatar”. Com o samba enredo “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!”, a escola irá ‘mandar a real’ na preservação da natureza.
O mistério está no ar! A Mocidade Unida da Glória (MUG) entra na avenida com o enredo “A MUG dá as cartas!” para decifrar os enigmas, as magias e empolgar os foliões durante o seu desfile.
Das cartas, ao vinho. A Pega no Samba é a quarta escola a entrar na avenida e traz o enredo “Nas taças da história…sou vitis, vinífera, o néctar da humanidade”. A escola irá passear pela pelos aromas do vinho, colher e beber de boas histórias.
“De cara pintada com a Piedade na avenida”. A Unidos da Piedade traz, neste ano, as diversidades das caras pintadas, desde as maquiagens até a máscara da riqueza teatral.
A última escola a entrar na passarela do samba no Carnaval de Vitória 2017 traz a vida cigana para a avenida. “Sob a luz do luar, guiada pelas estrelas…boa vista em alma cigana, optcha!” é o enredo da Independentes de Boa Vista que traz as cartas, o baralho e a bola de cristal para o Sambão do Povo.
Confira os samba enredos do Grupo Especial (https://es.gov.br/Media/PortalES/PDF/Samba%20enredos%20Grupo%20Especial.pdf).
FOTO: Fábio Nunes
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)