Após a conquista do bicampeonato sul-americano feminino, as capixabas da seleção brasileira de basquete em Cadeira de Rodas retomaram aos treinos no Centro de Treinamento (CT) Jayme Navarro de Carvalho. As atletas foram campeãs na disputa que reuniu as principais seleções da América Latina e garantiram uma vaga para a Copa América.
O Campeonato Sul-Americano aconteceu entre os dias 24 e 30 de abril em Lima, no Peru, e contou com atletas de Brasil, Argentina, Colômbia, Peru e Chile. Com uma vitória de 67 a 40 sobre a seleção Argentina as brasileiras conquistaram uma vaga para a Copa América, que neste ano acontece em Cali, na Colômbia.
As capixabas que fazem parte da Seleção Brasileira e que se destacaram na competição foram as atletas Silverlane de Oliveira, a cestinha entre as atletas do Estado; Denizete Vasconcelos; Ivanilde Cândida e Maxcileide de Deus, revelação do time na competição.
De acordo com o técnico da seleção brasileira paralímpica de basquete em cadeira de rodas, Martoni Sampaio, a equipe surpreendeu. “A seleção passou por um processo de renovação, o que demandou uma certa adaptação em relação ao entrosamento das atletas em quadra. O surpreendente é que isso aconteceu muito rápido e o resultado pode ser visto, pois as atletas se saíram muito bem e trouxeram o ouro para casa. Agora, estamos retomando os treinos focados no desempenho na Copa América”, afirmou Martoni.
Para o secretário de Esportes e Lazer do Espírito Santo, Max da Mata, é entusiasmante ver atletas do Estado conquistando pódios em todo o mundo. “Fico feliz com as vitórias das atletas capixabas. Sabemos que temos muito trabalho a fazer, mas perceber que a Sesport contribuiu de alguma maneira para isso é gratificante. Reforça que o Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho é um equipamento de ponta e que está fazendo a diferença no esporte do Espírito Santo”, concluiu o secretário.
Segundo Maxcileide de Deus, o treinamento intensivo contribuiu para a performance da equipe. “O CT Jayme Navarro nos dá uma estrutura adequada para os treinos.
Acredito que isso, aliado a nossa dedicação e comprometimento com o esporte, possibilitou mais esta conquista para nossa equipe. Fico feliz em trazer esta medalha para o Estado e para o Brasil”, comentou a atleta, que também faz parte da Seleção Capixaba.
FOTO: Divulgação / Sesport
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)