05/12/2017 08h01 - Atualizado em 05/12/2017 08h50

Adolescente da Unis conquista 1º lugar em concurso de redação

Com o tema “Mais Direitos, Menos Grades”, a redação do socioeducando P.S.M.G.S, 18 anos, da Unidade de Internação Sul (Unis Sul), administrada pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), ficou em 1º lugar na categoria de nº 03 do Concurso de Redação realizado pela Defensoria Pública da União. O resultado da disputa foi divulgado no dia 17 de novembro.

O concurso foi dividido em cinco categorias: Redação I, para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e da modalidade Jovens e Adultos (EJA); Redação II – alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio (Regular, Ensino Técnico e EJA seriado); Redação III – alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, em cumprimento de Medida Socioeducativa; Redação IV – alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do EJA, em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional Brasileiro; Redação V – pessoas em situação de privação de liberdade em cumprimento de pena no Sistema Penitenciário Federal; Categoria Escola – para estabelecimentos de ensino da Rede Pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização escolar juntamente com a comunidade escolar local, em torno do tema do concurso.

A iniciativa reuniu um total de 6.607 redações inscritas, sendo 5.044 de estudantes internos dos sistemas socioeducativo e prisional. Com o tema “Mais Direitos, Menos Grades”, o concurso teve como objetivo despertar nos participantes o interesse por temas relacionados à Educação e à Cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos âmbitos socioeducativos, prisionais e educacionais da Rede Pública de Ensino.

“No começo eu estava desanimado e desacreditado de minha capacidade, porém, com ajuda e incentivo de professores e técnicos eu fiz a redação. Estou muito feliz em ter ficado em 1º lugar no concurso em minha categoria. Aprendi que nunca devemos desistir de nossos sonhos”, disse o socioeducando P.S.M.G.S.

Todos os inscritos classificados em primeiro lugar nas diferentes categorias receberão um tablet. No caso dos alunos em cumprimento de Medida Socioeducativa, o prêmio será entregue quando receberem o alvará. Cada uma das três escolas vencedoras receberá um certificado de premiação e R$10 mil (dez mil reais), a ser investido em equipamentos em proveito dos alunos.

FOTO: Divulgação / Iases

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard