Foi dada a largada para a 10ª edição dos Jogos na Rede. Conectando educação, esporte e cultura, neste ano mais de 15 mil estudantes vão disputar medalhas nas modalidades futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo e xadrez. A abertura do evento foi realizada ontem no Palácio Anchieta.
Com os Jogos na Rede, os estudantes mostram mais do que grandes jogadas na quadra. Melhoram o desempenho nas salas de aula. Em 10 anos, a participação dos estudantes foi ampliada: de 97 escolas e 7 mil estudantes, em 2008, para 262 escolas e mais de 15 mil estudantes, incluindo atletismo e xadrez, em 2017.
Em nome de todos os alunos atletas da rede estadual, o estudante Marcus Samuel Burgarelli Denicolo, da Escola Viva São Pedro, realizou o juramento do atleta, abrindo a edição de 2017.
O governador Paulo Hartung ressaltou que as novas tecnologias mudam e o maior patrimônio que a família pode passar é a educação. "Além de ser uma luz no caminho da ignorância, a educação é uma janela de oportunidades. Ao celebrar estes dez anos dos Jogos na Rede, estamos comemorando a educação na vida contemporânea. Esses jogos estão conectados com essa política pedagógica que estamos desenvolvendo no Estado. Agarrem com as duas mãos esta oportunidade de acesso ao conhecimento na prática de atividade esportiva com acesso ao conhecimento", destacou.
Igor Maia, que é ex-estudante e foi jogador de basquete da equipe da Escola Estadual Arnulpho Mattos, também deu um depoimento emocionante sobre a importância dos Jogos na Rede na sua vida. Hoje, ele é acadêmico de Educação Física e atua como voluntário em um projeto social de basquete. Além disso, foi duas vezes campeão pela seleção capixaba de basquete.
Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, “os Jogos na Rede mobilizam a juventude. É uma ferramenta pedagógica muito importante, que vai além de uma disputa esportiva, promovendo a formação cultural e a identidade dos jovens. Para participar, os estudantes precisam ter compromisso também com a escola, com boas notas e frequência. Além disso, os jogos trabalham a solidariedade e o trabalho em equipe que também são muito importantes para a vida de cada estudante”.
E para comemorar os 10 anos dos Jogos na Rede, em reconhecimento pelo esforço e dedicação, foram homenageados 20 colaboradores que ao longo das dez edições trabalharam para o sucesso dos jogos.
Abrilhantando também a solenidade de abertura, os presentes conferiram a apresentação da Orquestra de Violões, que é formada por estudantes da Escola Estadual Hunney Everest Piovesan, de Cariacica. E foi apresentado um breve vídeo que resume um pouco da história dos Jogos na Rede, produzido pelos estudantes da Escola Estadual João Bley, de Castelo, que desenvolvem o projeto “Web TV Atitude JB”.
Jogos na Rede
O programa é uma ação esportiva e cultural entre os estudantes do Ensino Médio das escolas da rede estadual. A proposta é ampliar e sistematizar os conhecimentos dos jovens estudantes sobre as diversas linguagens artísticas e esportivas. A ação visa também à formação para a cidadania.
A competição começa no dia 17 de agosto, com a modalidade xadrez. As atividades seguem por mais três meses, com torneios esportivos de várias modalidades e em todas as regionais do Estado.
Podem participar das competições estudantes do Ensino Médio, com até 17 anos completos em 2016 ou que completarão 18 anos após a etapa final; que estejam matriculados nas escolas estaduais do Espírito Santo; que estejam frequentando regularmente as aulas e atendendo o percentual mínimo de frequência estabelecido no Regimento Escolar, além de estarem matriculados no mínimo há quatro meses na unidade escolar até o dia da competição.
O campeonato é dividido em duas etapas: a regional e a final. A regional envolverá as escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs) com as modalidades de futsal, handebol e voleibol, em que os campeões em cada modalidade e gênero, passarão para a etapa final. Já as modalidades de atletismo, basquetebol e xadrez serão disputadas em polos formados por mais de uma SRE e somente o campeão de cada modalidade e gênero de cada polo passará para a etapa final.
Os resultados de todos os jogos serão divulgados no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br.
As premiações para as modalidades individuais serão medalhas para o primeiro, segundo e terceiro lugares. Já para os esportes em equipe, além das condecorações, os dois primeiros colocados também receberão troféus.
A final acontecerá no mês de dezembro, em que participarão os campeões das SREs e dos polos regionais, dos quais sairão os campeões estaduais.
FOTO: Leonardo Duarte / Secom - ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)