19/12/2018 08h01 - Atualizado em 19/12/2018 10h08

Comenda Rubem Braga: seis personalidades da cultura capixaba serão homenageadas

Nesta quinta-feira (20), às 18 horas, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai entregar uma importante premiação de reconhecimento a seis personalidades da Cultura Capixaba: a Comenda Rubem Braga. O prêmio é entregue para pessoas que contribuem para o desenvolvimento da Cultura no Estado, preservando e difundindo as mais diversas manifestações em todas as suas modalidades e formas.

A solenidade de entrega das medalhas vai contar com duas atrações culturais. Na abertura, a apresentação do Grupo Fames Brasileiríssimo, e no encerramento da noite, o Grupo Caxambu Santa Cruz de Monte Alegre, comandado por Maria Laurinda, uma das homenageadas da noite.

A comenda Rubem Braga surgiu diante da necessidade de reconhecimento público das ações, da história e da memória de artistas, profissionais e autoridades de destaque no cenário cultural do Espírito Santo. O prêmio foi criado em 27 de março de 2013, a fim de conceder medalha e diploma para personalidades capixabas, anualmente.

Conheça os homenageados de 2018

Raul Sampaio Cocco (Cachoeiro de Itapemirim, 6 de julho de 1928) - Mais conhecido por Raul Sampaio, é um cantor e compositor brasileiro. Foi o compositor da música Meu Pequeno Cachoeiro, interpretada pelo cantor Roberto Carlos em homenagem à cidade onde ambos nasceram.

Starley Bonfim - Nome importante de liderança da cultura jovem da periferia. Ganhador de prêmios dos editais do Programa Ocupação Social. Grafiteiro com destaque nacional.

Juliana Lisboa - Articuladora do coletivo O Parque, no Centro de Vitória. Foi responsável pelos murais do mercado da Vila Rubim, feitos com recursos dos editais da Cultura.

Getúlio Neves - Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, onde ingressou em 1997, e que atualmente preside. É membro da Academia Espírito-Santense de Letras, onde ingressou em 2005 e integra o quadro de vice-presidentes. É sócio correspondente dos Institutos Históricos e Geográficos do Rio de Janeiro e de São Paulo, e também do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

Silvio Barbieri - Um dos fundadores da Orquestra de Viola e Sanfona de São Pedro de Itabapoana em Mimoso do Sul e fundador, arranjador e regente da Orquestra Municipal de Alto Benevente em Alfredo Chaves.

Maria Laurinda - Liderança que simboliza a força do povo e da cultura negra. Mestra de Caxambu, parteira, coveira, mãe de santo, líder comunitária e missionária, Maria Laurinda Adão luta para que as raízes e tradições do povo afro-brasileiro permaneçam sempre vivas e que a memória de seu bisavô, Escravo Adão, fundador da comunidade Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, seja preservada.

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard