O Santuário Nacional de São José de Anchieta, localizado no município de Anchieta, será restaurado. O monumento é um dos principais símbolos da presença jesuíta no Brasil e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943. A ordem de serviço foi assinada na última sexta-feira (25), em uma cerimônia com a presença de autoridades e moradores da região.
Na primeira fase, prevista para iniciar em junho, serão feitos o restauro e a readequação do museu, que compreenderá uma série de obras para oferecer maior acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção, como rampas, banheiros adaptados conforme normas técnicas, sinalização em braile e plataformas elevatórias para que os visitantes tenham acesso à Cela de São José de Anchieta e às salas do museu.
A sustentabilidade econômica do museu será garantida com a construção de uma loja e um café para atender aos fiéis e peregrinos. O restauro de todos os telhados do museu e da Igreja conclui a lista de obras desta primeira fase.
Na segunda etapa, serão executados o restauro da Igreja, a montagem da sala de documentação e estudos e o paisagismo cultural na área do entorno do Santuário.
“Os jesuítas têm um peso marcante em nossa história, aliás, história pouco conhecida por nós capixabas. Um erro que trabalhamos para corrigir. É um povo marcado por ações de desenvolvimentistas. Hoje estamos fazendo um movimento que dialoga com a nossa história. Isso nos fortalece, fortalece a nossa alma capixaba e permite que possamos ir com determinação para o nosso futuro. A restauração deste espaço é uma importante ação para potencializar esse eixo de fé e economia criativa”, destacou o governador Paulo Hartung.
O secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, também esteve presente no evento e elogiou o papel das lideranças nos processos políticos e sociais, destacando o trabalho da Presidente do Iphan, Kátia Bogéa. O secretário ainda destacou a importância dos jesuítas no Estado. “Os Jesuítas deixaram marcas por onde passaram. No Espírito Santo, além do aspecto religioso, tiveram papel significativo na educação e no empreendedorismo. Fundaram o Colégio de São Tiago, atual Palácio Anchieta, e as aldeias de Reis Magos, em Nova Almeida, e de Reritiba, em Anchieta, além das fazendas de Muribeca, em Presidente Kennedy, Itapoca, em Serra, e Araçatiba, em Viana."
infraestrutura
Ainda durante o evento, o governador Paulo Hartung, o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marcelo de Oliveira, e o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, assinaram um convênio que viabilizará o repasse de quase RS 3 milhões para obras de contenção de muro e pavimentação de via na ponta de Castelhanos, em Anchieta.
Segundo o secretário Marcelo de Oliveira, “os recursos serão utilizados para uma obra que vai melhorar a infraestrutura da orla de Castelhanos. E o equilíbrio das contas do Governo do Estado foi fundamental para viabilizar ações importantes como esta”.
O conjunto Anchietano
O atual monumento nacional que abriga o também nacional Santuário de São José de Anchieta é parte dos espaços físicos do conjunto arquitetônico jesuítico de Anchieta, no Estado do Espírito Santo. Eles se destacam pela importância que tiveram no processo religioso e cultural de numerosos grupos indígenas de distintas etnias e proveniências, conduzido pela Companhia de Jesus entre os séculos XVI e XVIII, segundo modelo considerado pioneiro.
Um museu santo
Um dos pontos relevantes do projeto de restauro e readequação do museu será a Sala de Documentação para estudos e reflexões sobre a vida de São José de Anchieta, dos Jesuítas e dos “Ameríndios”, com um material único de pesquisa sobre todo o processo de canonização e acesso liberado após passar pela bilheteria do museu. A interatividade será garantida com computadores e novas mídias.
O acervo para compor a sala já se encontra em posse do Santuário e é de grande importância histórica para todo o Brasil. Além do rico acervo, foi firmada parceria com o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo para colaboração técnica da montagem da sala.
FOTO: Yuri Barichivich
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