09/10/2018 12h02

Plantas de cobertura: inovação a serviço da agricultura sustentável

O jeito que a natureza sustenta os ecossistemas de floresta tropical pode ser considerado um modelo de sustentabilidade para a agricultura, diz Maria da Penha Angeletti, pesquisadora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Ela é uma das autoras de “Espécies Vegetais para Cobertura de Solo: Guia Ilustrado”, publicação lançada pelo Incaper no último mês de março, que traz uma proposta de solução para um tema bastante demandado: a sustentabilidade na produção agrícola capixaba.


“Quando os agricultores introduzem as espécies para cobertura de solo no manejo de suas áreas, formando palha sobre o solo, eles estão promovendo relações ecológicas mais equilibradas entre as lavouras comerciais e o ambiente, resultado do aumento da biodiversidade nas áreas cultivadas”, continua Maria da Penha.

A Circular Técnica “Espécies Vegetais para Cobertura de Solo: Guia Ilustrado” foi elaborada a fim de oportunizar aos leitores ferramentas de planejamento para utilização adequada e potencializada de 22 espécies e cultivares de plantas de cobertura. A publicação uniu os esforços de trabalho de uma grande equipe, envolvendo pesquisadores e extensionista do Incaper –Maria da Penha Angeletti, Jacimar Luis de Souza, Hélcio Costa, Luiz Fernando Favarato, José Salazar Zanúncio Júnior, André Guarçoni e Ernesto de Moraes Muzzi – e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Santa Maria de Jetibá (STRSMJ) – Evelson Sanche Muniz e Lucinéia Laurett. Foi financiada com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio de projeto de pesquisa coordenado pelo pesquisador do Incaper Serrano, Jacimar Luis de Souza.

De maneira ilustrada, a publicação identifica e caracteriza cada uma das plantas. Fotos de sementes, flores e hábito de crescimento contribuem para que o leitor reconheça com mais facilidade cada uma das espécies.

Para transformar os conhecimentos sobre as plantas de cobertura em realidades locais, muitos profissionais estão fazendo a diferença em seus municípios e regiões.

Destacam-se as ações de desenvolvimento e adaptação local dos parceiros Anderson Martins Pilon (Incaper Laranja da Terra); Evelson Sanche Muniz (Sindicato STRSMJ Santa Maria de Jetibá); Galderes Magalhães (Incaper Santa Maria de Jetibá, Centro Regional de Desenvolvimento Rural Central Serrano ); Horacio Vicente Caetano Gonçalves (Escola Família EFASJG Santa Maria de Jetibá); Leandro Resende (Incaper Santa Teresa); Lorena Ribeiro (Incaper Guaçuí – trabalhando com as plantas na alimentação animal); Lucinéia Laurett (STRSMJ Santa Maria de Jetibá); Marcelino Silva de Melo (Incaper Laranja da Terra); Rafael Zaager (agricultor Afonso Cláudio e estudante no Ifes Santa Teresa); Ranusa Coffler (Incaper Santa Teresa); Tálita Fideles (Incaper Santa Maria de Jetibá); Victor Rossi (Incaper Afonso Cláudio).

Serviço

Os leitores interessados podem ter acesso ao conteúdo gratuitamente: BRT-especiesvegetaisparacoberturadesolo-guia-angeletti-mp.pdf No caso de exemplares impressos, podem se dirigir ao Incaper Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação Serrano, no telefone (27) 3248-1181.

FOTO: Divulgação / Incaper

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard