A Imprensa Oficial do ES

A história da Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES) começou a ser escrita em 23 de maio de 1890, com a circulação da primeira edição do Diário Official do Estado Federal do Espírito-Santo. Período de transição da Monarquia para a República, o Diário Official foi criado em uma época em que Vitória ainda era uma cidade sem energia elétrica e água encanada. Casas e ruas eram iluminadas à luz de lampião, velas e tochas. Já a água, era proveniente das nascentes da Fonte Grande, da Capixaba, da Lapa, do Vigia e dos poços artesianos. A circulação na cidade era feita por bondes e a arrecadação do governo era por quilograma de produtos, como café, toucinho, peixe salgado, fumo etc.

Foi neste cenário que o então governador Affonso Cláudio de Freitas Rosa, criou a publicação, a segunda mais antiga do país, ao editar o Decreto nº. 14, de 20 defevereiro de 1890. Apesar de passado mais de um    século, o objetivo da publicação é o mesmo até hoje: divulgar os atos dos poderes constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Ao longo de sua história, o Diário Oficial ganhou nomes diversos, foi impresso em gráficas particulares e controlado por órgãos públicos distintos. Também chegou a ter sua circulação suspensa por motivos políticos, administrativos e técnicos. Além disso, a sede da Imprensa Oficial do Espírito Santo, que é a autarquia responsável pela impressão do Diário Oficial, também foi modificada por diversas vezes e até passou por um incêndio em novembro de 1939, com quase todos os equipamentos e documentos destruídos.

A volta por cima veio com o esforço contínuo de seus servidores, que mesmo com todas as dificuldades sempre lutaram para manter a instituição viva. E eles conseguiram! Hoje, com 130 anos de atuação, testemunhando e registrando o cenário político e econômico do Estado, a Imprensa Oficial do Espírito Santo é uma das mais modernas e eficientes do país.

Seguindo uma de suas principais premissas, a transparência, a Impressa Oficial do Espírito Santo está sempre em busca de novas tecnologias que permitam ao cidadão acompanhar mais de perto as publicações do Diário Oficial. Por meio deste portal, na seção de “Consultas”, o internauta tem à sua disposição a edição completa a partir da zero hora do dia publicação, com a possibilidade de busca via palavras-chave e a pesquisa agendada, na qual o conteúdo cadastrado previamente é encaminhado via e-mail sempre que for publicado.

Diário Oficial

O Diário Oficial do Espírito Santo é o principal veículo de transparência da administração pública. Isso porque é no Diário Oficial que são publicados os atos, decretos e regulamentos expedidos pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Espírito Santo.

O Diário Oficial traz, ainda, entre outras matérias, licitações das prefeituras e câmaras municipais do Estado e publicações legais de empresas privadas.

Em 2014, a Imprensa Oficial do Espírito Santo implantou o Sistema IOES. A ferramenta conferiu muito mais agilidade e confiabilidade para quem publica as matérias no Diário Oficial, como também para aqueles que consultam a publicação diariamente. E cumprindo com a sua missão de garantir o acesso de todos às informações publicadas no Diário Oficial, o DIO/ES disponibiliza as edições no nosso portal, todos os dias, a partir da zero hora da data da publicação. Outro serviço para os leitores é o envio das edições via aplicativo WhatsApp.

Caderno D

Criado em dezembro de 2010, o Caderno D, revista de Cultura do Diário Oficial do Espírito Santo, deixou de circular em maio de 2017, quando foi publicada sua última edição. A medida foi necessária, pois o Diário Oficial passou a ser apenas digital e, sem a impressão, a continuidade da revista tornou-se inviável. No link abaixo você tem à disposição todas as edições da publicação. Boa leitura!

Para visualizar as edições, clique aqui:

​Tópicos: ​
Caderno DRevista CulturalCultura Capixaba