19/03/2020 08h03 - Atualizado em 19/03/2020 10h06

Hospital Estadual de Urgência e Emergência intensifica ações de cuidados contra o Covid-19

Desde o início do ano, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, vem intensificando as orientações, por meio de treinamentos, aos seus profissionais sobre os cuidados necessários em situação de caso suspeito do Covid-19 na unidade hospitalar. Durante os encontros, são abordados o fluxo de atendimento; o uso de máscara; a alocação de paciente em espaço de isolamento; notificação dos casos suspeitos; imediata coleta de exames para descartar a doença; e o acionamento do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital, que será responsável pela solicitação de transferência do paciente para o hospital referência, conforme estabelecido pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

Para aumentar esses cuidados, a unidade hospitalar criou um Comitê de Prevenção ao Coronavírus (Covid-19), formado por profissionais da área da Enfermagem, Recepção, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), de Higienização e Limpeza, Laboratório, Comunicação e Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e Direção do HEUE.

O grupo atua com o objetivo de planejar, orientar, executar, monitorar e divulgar ações preventivas relacionadas à doença de forma educativa.

A primeira ação realizada pelo grupo foi reforçar entre os profissionais do HEUE sobre o fluxo de atendimento para pessoas que possam apresentar o sintoma da doença, além da proteção e a segurança dos colaboradores. Outra medida adotada pelo Comitê, é a orientação sobre os principais sintomas do coronavírus que foram divulgadas por meio de cartazes informativos colocados em pontos estratégicos na unidade.

Para intensificar os cuidados necessários, como higienizar as mãos, por exemplo, o Comitê irá promover ações nas Recepções, enquanto pacientes e acompanhantes aguardam atendimento. As atividades acontecerão dentro do projeto Espera Humanizada, que acontece todas as quintas-feiras. Além disso, serão realizadas orientações nas enfermarias.

“O Coronavírus é o assunto mais falado em todo mundo. Por esse motivo, necessitamos promover ações educativas, envolvendo os nossos usuários e colaboradores, afim de orientar sobre os meios de transmissão, focando na prevenção da doença. Pelos cenários atuais a orientação é o principal caminho para se prevenir a doença, assim como a disseminação da doença, a qual tem impactado em toda sociedade”, explicou o diretor hospitalar do HEUE, Paulo Czrnhak.

Czrnhak acrescentou que estratégias estão sendo adotadas para garantir a segurança e saúde dos colaboradores, com finalidade de garantir assistência à população capixaba.

O que é o Coronavírus?

O Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus, conhecido oficialmente como COVID-19, foi descoberto em 31/12/2019 após casos registrados na China. No Espírito Santo, segundo o boletim Coronavírus, emitido nessa segunda-feira (16), há 134 casos investigados e oito confirmados.

Como evitar:

  • Sempre lavar as mãos com água, sabão e, se possível, álcool em gel;
  • Não coçar os olhos e nem colocar a mão na boca;
  • Optar pelo uso de lenços descartáveis para limpeza ocular;
  • Cobrir o nariz e/ou a boca ao espirrar e/ou tossir com lenços de papel descartáveis;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regulamente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Sobre a Pró-Saúde

O HEUE é uma unidade pública de saúde, referência capixaba para o atendimento de traumas, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria da Saúde (Sesa).

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard