27/11/2017 08h01 - Atualizado em 27/11/2017 08h46

Vitória recebe Centro Avançado dos Juizados da Infância e da Juventude

Na companhia do Corregedor Nacional de Justiça, Ministro João Otávio de Noronha, e do presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Annibal de Rezende Lima, o governador Paulo Hartung participou na última sexta-feira (24) da solenidade de inauguração do Centro Avançado dos Juizados da Infância e da Juventude de Vitória.

Durante o evento, o governador destacou que o país vivencia um grande desafio na relação dos jovens com as drogas. Hartung explicou que governo desenvolveu políticas públicas específicas para este público no Programa Ocupação Social. O governador destacou a importância do trabalho desenvolvido por juízes e promotores neste tema e ressaltou ainda a política de austeridade fiscal do Tribunal de Justiça, que, com restrição orçamentária, definiu prioridades, entre elas, políticas públicas envolvendo os jovens.

“Precisamos cuidar da infância e adolescência de nosso Estado e país. De tempos em tempos visito o sistema prisional e constato que, na sua grande maioria, quem está lá são jovens e mais de 70% com alguma conexão com as drogas. Precisamos colocar um debate sério sobre esse tema no Brasil. Fizemos uma pesquisa inédita em nosso Estado, em 25 comunidades, com jovens. Só teremos sucesso se aplicamos políticas públicas que nasçam de baixo para cima, priorizando cultura, educação e esporte", ponderou.

O novo espaço oferecerá melhores condições de trabalho para juízes e servidores e mais conforto para o atendimento dos jurisdicionados. Com uma área de 2.378 m2, o prédio abrigará Gabinetes e Cartórios das três Varas da Infância e da Juventude da Capital, o 3º Juizado Especial Criminal de Vitória, salas de reuniões e auditório, além de um espaço destinado à Justiça Restaurativa e aos projetos “Meu Pai é Legal” e “Depoimento Especial” ou “Depoimento sem Dano”. A Coordenadoria das Varas da Infância e da Juventude continuará funcionando no Tribunal de Justiça, mas todos os atendimentos serão realizados no novo prédio.

Centro

O Centro Avançado dos Juizados da Infância e da Juventude de Vitória está localizado no número 135 da Rua Emília Ferreira da Silva, no bairro Santa Martha, na Grande Maruípe, em um local próprio para que os trabalhos sejam realizados de acordo com as exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no que diz respeito ao funcionamento de Unidades Judiciárias especializadas em Infância e Juventude.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES