18/10/2019 08h01 - Atualizado em 18/10/2019 10h38

Vice recebe secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

A vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, recebeu, na tarde da última quarta-feira (16), em seu gabinete, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrúcia de Melo Andrade. Em agenda no Espírito Santo, a secretária veio conhecer mais detalhes do Programa Agenda Mulher.

Jaqueline Moraes, apresentou o programa, que é coordenado pela Vice-Governadoria e tem o objetivo dar visibilidade e fortalecer as mulheres, através do empreendedorismo, oferecendo desde formações e qualificações profissionais diversificadas até o empreendedorismo emocional.

“A missão é alinhar a participação conjunta do Governo do Estado e outros parceiros, como a sociedade, a academia, o setor produtivo, entre outros, para incentivar o empreendedorismo feminino, cada vez, mais instrumentalizados dando oportunidade às mulheres de empreenderem mais e melhor dentro de seus propósitos e recursos", disse a vice-governadora.

Na oportunidade, a vice-governadora pediu à representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) um olhar especial e apoio do Governo Federal para estes programas voltados paras as políticas públicas para as mulheres no Espírito Santo.
Respondendo pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), a subsecretária Administrativa e Financeira, Maria Luiza Grillo Cabral, também participou do encontro.

Direitos das crianças

No encontro, Petrúcia de Melo Andrade apresentou os programas e projetos que existem na pasta, que é ligada ao MMFDH, afirmando que as prioridades do órgão incluem trabalhar na prevenção à violência autoinfligida e seus desdobramentos (automutilação e suicídio), violência sexual contra crianças e adolescentes e na prevenção da gravidez não intencional.

A secretária ressaltou a importância de implantação de políticas públicas para a proteção das crianças e adolescentes, em especial àqueles com idade entre 12 e 14 anos; o fortalecimento dos Conselhos de Direitos de Crianças e Adolescentes; dar continuidade à política de equipagem de Conselhos Tutelares, e a criação de políticas públicas territorializadas, respeitando as peculiaridades geográficas, culturais e econômicas do País.

Ela apresentou ainda diversos projetos da Secretaria, entre eles o “Abraço Marajó”, no Pará, e o de “Mãos Dadas”, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Os programas atendem crianças em situação de vulnerabilidade.

Agenda Mulher

Jaqueline Moraes destacou o objetivo do programa Agenda Mulher de garantir a igualdade de gênero. “É privado para muitas mulheres o acesso a cursos, palestras entre outros serviços que venham realmente ao encontro de suas necessidades. E é, justamente, nesta falta de um conhecimento mais profundo sobre essas necessidades que queremos atuar com ações decisivas para o sucesso dessas mulheres empreendedoras”, explicou.

FOTO: Leandro Braga / Vice-governadoria

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard