11/05/2017 08h01 - Atualizado em 11/05/2017 08h41

Universitários participam de ações educativas e simulação de acidente

Dois carros destruídos e uma vítima presa às ferragens. Esse foi o cenário que os alunos da Universidade de Vila Velha (UVV) encontraram, na última terça-feira (09), no pátio do centro de convivência da Instituição. A ação fez parte do cronograma de atividades do Movimento Maio Amarelo desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) em parceria com a Universidade.

Os estudantes participaram de três palestras com o diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto, o delegado da Delitos de Trânsito, Alberto Roque, e a representante do Vida no Trânsito, Priscilla Rocha. Na sequência foi aberta uma sessão para discussão, em que os participantes puderam fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre a vivência no trânsito e suas consequências. A programação continuou para os estudantes dos cursos noturnos.

Maio Amarelo

No dia 27 de abril, foi lançada no Estado mais uma edição do Movimento “Maio Amarelo’, que em todo Brasil busca reduzir o número de acidentes. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de ter atitudes responsáveis no trânsito e como as escolhas individuais afetam o dia a dia de toda sociedade.

O Maio Amarelo é um alerta para mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil. O tema deste ano, “Minha escolha faz a diferença”, foi definido em janeiro pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e tem como objetivo ressaltar o conceito de que não há acidentes, e sim, escolhas inadequadas.

Para trabalho do tema em um contexto local, o Detran|ES abordará também o que as crianças pensam sobre as atitudes dos adultos com os quais convivem. “O ato de dar o bom exemplo é uma decisão de cada um. Entretanto, queremos propor uma reflexão sobre o olhar infantil. Sobre o que eles pensam com as atitudes dos pais, tios e outros adultos responsáveis por eles. A ideia principal é a representatividade de futuro, de exemplos para o futuro”, destaca o diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto.

Movimento Rua Coletiva

Dentro da campanha Maio Amarelo, o Governo do Estado inovou e lançou no Espírito Santo, há um ano, o Movimento ‘Rua coletiva’, que tem como objetivo chamar os capixabas para uma reflexão sobre o comportamento no trânsito e para uma convivência melhor a cada esquina, de forma mais humana e gentil.

O movimento aborda seis principais focos de atenção: uso do celular, cinto de segurança, capacete para motociclistas, cadeirinha para crianças, velocidade e alcoolemia.

Maio Amarelo 2016

Durante o mês de maio do ano passado, no período em que é realizado o Movimento “Maio Amarelo”, mais de mil pessoas receberam os panfletos educativos; 2 mil carros foram abordados em ações educativas e mais de 7 mil pessoas participaram de um estande interativo em shoppings da Grande Vitória. Para reforçar ainda mais a conscientização para a preservação das vidas, o Detran|ES participou de uma simulação de acidente envolvendo 40 vítimas, com parceiros que também atuam na redução de acidentes no trânsito. E encerrou o mês com um passeio ciclístico, que contou com 1.200 participantes.

FOTO: Divulgação / Detran|ES