20/03/2018 08h03 - Atualizado em 20/03/2018 08h35

Sedu assina acordo de educação para o trânsito nas escolas

Com objetivo de orientar crianças, adolescentes e toda a comunidade escolar sobre a responsabilidade de todos na segurança do trânsito, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran), juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, assinou um acordo de colaboração, na manhã de ontem, para realização do projeto “Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) - Transitando na Escola Viva”. O evento foi realizado na Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo, situada em Cobilândia, Vila Velha, e contou com a presença de alunos de todas as Escolas Vivas da região.

O FETRAN é um projeto de educação para o trânsito coordenado pela PRF que utiliza as atividades pedagógicas do cotidiano escolar e inclui transversalmente o tema Trânsito. A primeira edição na Escola Viva será realizada durante o ano de 2018.

Para o estudante Luís Felipe Amorim Camilo, 16 anos, essa ação será muito importante pois oportunizará criar cidadãos melhores para o futuro. E a estudante Fernanda Nascimento Bastos, 15 anos, reforça o pensamento dele. “Muitas vezes o que observamos é a impaciência e a falta de respeito no trânsito. Aqui, vamos trabalhar o respeito ao próximo. Caberá à nossa geração mudar o futuro. Se formos bons, o mundo será melhor ainda”, concluiu.

Durante a apresentação do projeto, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Wylis Lyra ressaltou a importância da integração entre essas instituições.

“É um passo muito importante para nós da PRF, pois será a primeira ação desse porte no país, em que haverá a presença e participação de fato da polícia em ambiente escolar”, comentou.

Os alunos das Escolas Vivas da região apresentaram esquetes onde destacaram a intolerância no trânsito e a importância do uso do cinto de segurança.

Já o secretário de Estado de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, destacou a importância da educação para o trânsito dentro das escolas. “É muito importante que a escola esteja conectada com a realidade em que a sociedade vive. E a realidade do trânsito faz parte do nosso cotidiano. Sempre que há movimento, há riscos. E o ser humano, com as emoções que possuem, age de formas variadas. Precisamos trabalhar o tema trânsito que tanto causa vítimas, principalmente jovens. Trabalhar esse tema é conectar a escola com a realidade”, frisou.

FOTO: Divulgação / Sedu

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard