21/12/2017 08h03 - Atualizado em 21/12/2017 09h08

Secti anuncia Modernização do CEET Vasco Coutinho

Os alunos do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, terão novidades em 2018: é o Projeto de Modernização do CEET. O Projeto conta com um novo curso técnico gratuito para a população capixaba: Estética. Além do novo curso, que irá contemplar os novos alunos do CEET no próximo processo seletivo, os estudantes da instituição poderão contar com a modernização de toda estrutura da escola.

O anúncio do projeto aconteceu na tarde de ontem, no Vasco Coutinho, durante a cerimônia oficial de formatura dos alunos da escola técnica do ano letivo de 2017. Ao todo, 376 estudantes se formaram em 10 cursos técnicos gratuitos de diferentes áreas: Administração; Comércio Exterior; Eventos; Informática; Modelagem do Vestuário; Multimídia; Produção de Moda; Programação de Jogos Digitais; Rádio e TV; e Redes de Computadores.

O governador do Estado, Paulo Hartung, prestigiou a cerimônia e falou da importância do CEET para o Estado. “O Vasco Coutinho virou um sucesso na área pública, desde o outro Governo, quando reformamos o prédio e transformamos em uma escola técnica e profissionalizante. Isso abriu as portas para muitos jovens capixabas. Criamos o OportunidadES com cursos importantes para diversas comunidades. Foi uma enorme inovação. O Vasco Coutinho atualmente é um núcleo do Governo para levar capacitação, formação profissional para nosso povo, principalmente, nossa juventude”, destacou Paulo Hartung.

Para o Projeto de Modernização, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) investe na melhoria das salas de aula e laboratórios da escola técnica, por meio do investimento em equipamentos e software. A biblioteca também ganhará investimentos. Os livros serão expostos em biobliocantos e toda estrutura será modernizada.

O secretário da Secti, Vandinho Leite, participou da formatura e anunciou a todos os presentes o que é Projeto de Modernização do CEET. “Estamos investindo em toda escola. Além da melhoria de infraestrutura, o objetivo do projeto é auxiliar na formação de profissionais empreendedores, com foco na geração de renda. A modernização propõe a qualificação dos estudantes com equipamentos tecnológicos para eles se formarem preparados para o mundo do trabalho”, explicou o secretário.

Entre as novas aquisições para o próximo ano estão equipamentos de última geração, como a Impressora 3D para o laboratório do curso de Programação de Jogos Digitais; Mesa digitalizadora para o laboratório de Multimídia; Máquina de recorte para o curso de Eventos; Impressora Plotter Sublimática para o laboratório de Modelagem do Vestuário; Forno turbo para o laboratório de Gastronomia. No novo curso de Estética, os alunos poderão contar com um laboratório totalmente tecnológico para o desenvolvimento do curso.

A diretora do Centro Estadual, Solange Maria Batista Souza, parabenizou a iniciativa. “Esse é um projeto que irá beneficiar toda a escola, principalmente os alunos. A modernização do Vasco Coutinho é um projeto muito significativo para todos nós, professores e estudantes. Sem dúvida 2018 será um ótimo ano”, comentou a diretora.

Histórias de sucesso

Kelly Pereira Santana, de 19 anos, foi uma das formandas da tarde. Ela concluiu o curso técnico de Multimídia e em suas aulas teve como desafio administrar e melhorar as redes social de um projeto social. “No segundo módulo aprendemos na disciplina Projeto Integrador a trabalhar o dia a dia do profissional de multimídia. O curso nos ofereceu um cliente real para trabalharmos sua identidade visual, divulgação da marca e dos serviços oferecidos”, contou a Kelly.

A formanda ainda falou como esse trabalho prático ajudou na sua formação profissional. “Nós podemos trabalhar nossas habilidades porque cada aluno pode intensificar o que tinha mais facilidade. Eu, que tenho afinidade com a criação, pude atuar nessa área. A experiência foi importante porque pude vivenciar a profissão e conhecer os desafios da rotina. E hoje é muito bacana ver que as redes sociais do projeto social melhoraram em todos os aspectos. Conseguimos mais divulgação, profissionalizar as mídias e ter mais envolvimento do público alvo,” explicou a jovem.

Outro formando foi o aluno do curso de Rádio e TV Lucas Morais, de 21 anos. Ele aponta como o maior diferencial do curso a interação com o mercado de trabalho que as aulas propõem aos alunos. “A maioria dos professores são atuantes na área e estão engajados com o mercado, o que propicia essa interação. Eu já atuo na área há quatro anos e fiz o curso para me profissionalizar, mas no decorre das aulas eu entendi a importância de todas as áreas do audiovisual. Antes eu trabalhava somente com edição de vídeo e hoje posso atuar em todas as áreas do campo”, comentou Lucas.

Para o formando, o maior desafio do técnico foi o trabalho de conclusão de curso. Na disciplina de produção experimental, os alunos são desfaiados a pôr em prática tudo o que foi adquirido nas aulas em uma produção audiovisual a nível de mercado. “Meu trabalho foi produzir um documentário. Meu grupo definiu fazer sobre o Hospital Dr. Pedro Fontes para tornar pública as histórias do local, que são de pessoas com hanseníases que sofreram de diferentes formas com a doença”, contou o formando, que vai abrir sua própria empresa de audiovisual em parceria com colegas de sala de aula.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES