19/03/2018 08h03 - Atualizado em 19/03/2018 08h55

Secretário destaca resultados da Saúde durante prestação de contas

O Espírito Santo foi o estado que mais investiu em saúde pública com recursos próprios no ano de 2017. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), direcionou para a área 18,75% de toda a sua arrecadação, percentual bastante superior ao limite mínimo obrigatório de 12%. Na prestação de contas realizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) na última sexta-feira (16), referente ao terceiro quadrimestre de 2017, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, detalhou como esses recursos foram aplicados.

“Diante da crise nós conseguimos manter os hospitais abertos, os salários em dia, as Farmácias Cidadãs Estaduais com medicamentos sendo disponibilizados, e ainda ampliamos a oferta de serviços. O Sistema Único de Saúde (SUS) não é só falta, pelo contrário, é atendimento, e tem que ser defendido, pois é a maior política pública do Brasil. Um sistema que entrega 8.706.940 consultas, 18.289.615 exames e 229.848 internações, no período de um ano, não funciona?”, questionou Oliveira ao apresentar alguns números que o Espírito Santo alcançou na saúde pública em 2017.

O trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Espírito Santo colocou o estado em destaque no cenário brasileiro. O secretário de Estado da Saúde comentou orgulhoso que a Rede Cuidar tornou-se referência nacional, e já somam 85 mil usuários que passaram a ser atendidos mais perto de casa e deixaram de se deslocar para a Grande Vitória em busca de atendimento. “Isso é qualidade de vida para o capixaba”, enfatizou Oliveira.

O secretário também ressaltou que o número de pacientes atendidos nas Farmácias Cidadãs Estaduais aumentou 34,2% no período entre 2014 e 2017, e que o Espírito Santo tem uma média de 94% de cobertura de medicamentos de alto custo, uma das melhores do Brasil. Outra iniciativa destacada pelo secretário foi a realização de mutirões, em 2017, para atender com mais rapidez quem precisa. “Zeramos a fila para cadeira de rodas padrão para pacientes paraplégicos e tetraplégicos, além da fila de cirurgia de mão, e realizamos 4.131 cirurgias eletivas oftalmológicas”, contabilizou Oliveira, anunciando que, em breve, a Secretaria de Estado da Saúde lançará mais quatro mutirões.

FOTO: Divulgação / Sesa

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard