28/03/2018 08h04 - Atualizado em 28/03/2018 08h54

Confira a edição especial do lançamento do livro sobre Jerônimo Monteiro

A história capixaba ganhou uma nova obra de grande relevância para estudos e pesquisas, o livro “Jerônimo Monteiro: sua vida e sua obra”, lançado pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), na noite da última segunda-feira (26), no Palácio Anchieta. Na solenidade, aberta pela Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, 450 pessoas receberam gratuitamente a publicação e puderam conhecer um pouco mais os feitos de um dos governadores mais marcantes da política do Estado. A edição, que faz parte da linha editorial Coleção Canaã, é uma versão ampliada da original, do ano de 1979, escrita pela historiadora Maria Stella de Novaes. O Diário Oficial do Espírito Santo fez uma edição especial sobre o lançamento da obra. Confira: http://ioes.dio.es.gov.br/portal/visualizacoes/diario_oficial

Em discurso, o governador Paulo Hartung destacou a importância dos capixabas prestigiarem melhor a própria história e parabenizou os organizadores pela riqueza de detalhes da obra. Hartung incentivou publicamente os historiadores que prestigiavam o evento e os representantes do Arquivo Público e da Secretaria de Cultura para produzirem novas obras detalhando a história dos gestores capixabas. “Temos um dever de casa. Precisamos democratizar a história de Jones dos Santos Neves e outras tantas lideranças de nosso Estado”, desafiou Paulo Hartung.

“No último domingo eu fiz a leitura desta obra sobre Jerônimo Monteiro. A publicação está belíssima. Quando vocês lerem o livro irão entender porque estou tocado. É uma bela viagem ao passado. Nós capixabas conhecemos pouco a nossa história e precisamos virar esse jogo. Para operarmos no presente e construirmos o futuro desejado, sonhado e que está escrito em nosso planejamento estratégico, precisamos permanentemente revisitar nosso passado, nossa trajetória e história”, completou o governador.

“Visionário, sonhador, realizador, planejador, estrategista, negociador, gestor, vulto, lenda. São muitos os adjetivos dedicados a Jerônimo de Sousa Monteiro, cachoeirense que governou o Espírito Santo de 1908 a 1912”, afirmou o diretor-geral do APEES, Cilmar Franceschetto. Para ele, Jerônimo Monteiro foi um governante que se colocou como um divisor de águas na trajetória espírito-santense e soube ler com perfeição a política do seu tempo. “Formulou legislação para questões técnicas e complexas para destravar a administração. Como um visionário do futuro, concebeu o Planejamento Econômico Integrado tornando-se o precursor do desenvolvimentismo”, disse, ressaltando, também, que coube à sobrinha de Jerônimo, Maria Stella de Novaes, que, quando menina, perambulava pelos corredores do Palácio Anchieta, a responsabilidade de relatar a vida do tio. “Mulher de grande sensibilidade, professora, poeta, que se tornou uma das nossas mais significantes historiadoras”.

O secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, recordou que em sua tese de doutorado, que gerou o livro “A Invenção do Coronel’, ele se deteve particularmente na vida de Jerônimo Monteiro. Para isso, a primeira edição do livro de “Dona Stelinha” – como era carinhosamente chamada – foi material de base para as suas pesquisas. Em seu discurso, João Gualberto lembrou algumas das realizações do governador, dentre as quais, a luz e os bondes elétricos em Vitória, água encanada, o Parque Moscoso, os cemitérios de Santo Antônio e Maruípe e a transformação do antigo colégio jesuíta no Palácio Anchieta.

O evento contou também com a participação do escritor e empresário Carlos Fernando Lindenberg Filho, sobrinho-neto do homenageado. “Concretizou obras imprescindíveis, fundamentais e urgentes na infraestrutura estadual e promoveu efetivos avanços nas demais áreas pertinentes, como a reforma inovadora do ensino público e a construção de estradas e do porto de vitória. Além disso, estimulou a agricultura, onde, entre outras providências importantes, implantou a pesquisa agrícola e incentivou a cultura do café conilon”, destacou.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES