24/01/2018 11h15 - Atualizado em 24/01/2018 11h14

Peiex-ES prepara empresas capixabas para exportação

Há 12 anos, a Vila Ervas trabalha na fabricação de alimentos funcionais, como chás, farinhas, óleos e shakes. Localizada em Vila Velha, a empresa comercializa seus produtos no Brasil, mas quer conquistar novos mercados e por isso participa do Programa de Qualificação para a Exportação (Peiex-ES) desde 2016.

O Peiex-ES é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

“A maior parte de nossos produtos vem de fora do país, então o movimento de importação a gente já tinha. Com o Peiex-ES, a empresa se sentiu estimulada a atuar no mercado internacional, participamos das capacitações, ajustamos processos administrativos e de produção, e hoje estamos comprometidos com a exportação”, explicou Célio José Santos, diretor fundador da empresa.

A partir das orientações e oficinas do programa, a Vila Ervas conseguiu fazer várias exportações para Estados Unidos e Dubai em 2017 e, a partir dessas experiências e dos contatos realizados, decidiu focar no mercado norte-americano. “Estamos negociando com representantes de grandes redes dos Estados Unidos”, afirmou Célio.

Além da Vila Ervas, outras empresas que participam do Programa também começaram atuar no mercado internacional. “Nosso objetivo é capacitar as empresas para a exportação, tornando-as mais competitivas, movimentando a economia capixaba, estimulando negócios, gerando renda e empregos”, ressaltou o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo.

Para saber mais sobre o Peiex-ES, basta acessar http://peiex.es.gov.br/

FOTO: Fred Loureiro / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard