30/11/2017 12h58 - Atualizado em 30/11/2017 12h53

Partiu intercâmbio? Saiba como aproveitar essa oportunidade

Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Chile. Quem não gostaria de poder viajar para estes países, conhecer suas culturas, participar de variadas atividades, estudar e tudo isso de graça? Os estudantes da rede estadual de ensino que frequentam os Centros Estaduais de Idiomas (CEIs) têm essa oportunidade. Para 2018, estão sendo oferecidas 130 bolsas de estudo por meio do Programa de Intercâmbio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Neste ano, 100 estudantes participaram do programa e estão vivenciando experiências incríveis. Como é o caso da estudante Ariane Marques, que está no Canadá, cursando High School. Ela é de Cachoeiro de Itapemirim e está aproveitando ao máximo a oportunidade. “Aqui, além do clima maravilhoso, o que mais estou gostando é do contato com outras culturas. Hoje eu tenho amigos de todas as partes do mundo, incluindo França, Japão e Itália. Além disso, estou tendo a oportunidade de aprender francês, que é algo que eu sempre sonhei em saber”.

Já a Brhenda Del Caro, que fez inglês no CEI de Cariacica e estuda na Escola Estadual Hunney Everest Piovesan, também está curtindo a estadia nos Estados Unidos. “Estou fazendo High School. A experiência aqui tem sido um grande aprendizado. As amizades que fiz com brasileiros mesmo ou com a galera da escola de outros países, morar numa casa com pessoas que não conhecia, a questão de administrar dinheiro. Viver essa oportunidade tem me ensinado muito, todos os dias”.

Para João Max, que está fazendo curso intensivo em Montreal, também no Canadá, a experiência está sendo incrível. “O mais interessante que estou vivendo é o enorme contato com a diversidade cultural. Estou conhecendo pessoas novas, aprendi bastante sobre diferentes culturas e aqui tem lugares lindos, é maravilhoso”. João cursou inglês no CEI de Vitória e é aluno da Escola Estadual Arnulpho Mattos.

Dos 100 estudantes contemplados com o Programa de Intercâmbio Sedu em 2017, 62 estudantes ainda estão curtindo o momento único de aprendizado em outros países e 38 que embarcaram para o Chile e Inglaterra retornaram recentemente, com muito conhecimento e boas experiências na bagagem.

Para a estudante Rafaela Dias, que fez Espanhol no Cei Serra, “a experiência em Santiago, no Chile, foi sensacional. Como costumo dizer: foi um sonho do começo ao fim. O que mais me encantou foram os próprios chilenos, todos muito amáveis e com muita cultura para explorar. O país em si é lindo, com muitas praças e lugares incríveis. Eu fiquei completamente apaixonada por tudo e voltei com muito conteúdo. Foi um verdadeiro aprendizado”.

Já para Vitor Ribeiro, que foi para a Inglaterra, “a viagem não poderia ter sido melhor. A miscigenação no país me surpreendeu bastante, é um país que tem uma diversidade imensa, há fortes presenças de culturas vindas de imigrantes e as mesmas são muito respeitadas pela maior parte da população. Uma das coisas que me chamou atenção é o cuidado com o meio ambiente, fiquei bastante surpreso, as ruas de lá são bastante conservadas e os cidadãos são bem conscientes”, contou.

Oportunidades - Para os estudantes da rede estadual que querem também aproveitar essa oportunidade, estão abertas as inscrições para participarem do processo seletivo com 130 vagas no Programa de Intercâmbio 2018. As inscrições terminam hoje, e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.selecaoaluno.es.gov.br/idiomas.

Podem participar do processo seletivo, exclusivamente, estudantes matriculados ou concluintes no mês de julho de 2017 no Centro Estadual de Idiomas e que estejam cursando o Ensino Médio em escola da rede pública estadual até dezembro 2017.

Para fazer a inscrição, o estudante deverá verificar se seu nome encontra-se na lista de apto para concorrer a uma vaga. Para ser apto, o estudante precisa ter alcançado frequência e rendimento mínimo de 95% no desempenho acadêmico no CEI.

As 130 vagas de intercâmbio serão distribuídas em: 40 bolsas na modalidade High School (para estudantes com idade entre 15 e 16 anos), 80 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês (para estudantes maiores de 17 anos cursando inglês) e 10 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol (para estudantes maiores de 16 anos cursando espanhol).

Programa de Intercâmbio - O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 373 estudantes já participaram do programa.

A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou o espanhol foram imprescindíveis para ingresso.

Idiomas - O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI) em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.

As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 5.310 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.

Para 2018, mais dois novos Centro Estaduais de Idiomas (CEI) serão implantados nos municípios de Linhares e São Mateus. Cada CEI abrirá 500 vagas, totalizando mais 1.000 estudantes que vão aprender um segundo idioma.

FOTO: Divulgação / Sedu

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard