24/10/2017 08h01 - Atualizado em 24/10/2017 08h26

Parque Estadual de Forno Grande pode receber polo de astronomia

O Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo, vai receber uma grande novidade no mês de novembro. A diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Andreia Carvalho, e sua equipe se reuniram com professores de física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para tratar da criação de uma base de observação astronômica do parque de Castelo. Ótima notícia para estudantes, pesquisadores e comunidade.

O objetivo da parceria entre o Governo do Estado, a universidade e também o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) é criar um polo de astronomia no Parque de Forno Grande para atender a uma necessidade de estudantes, pesquisadores, observadores e comunidade em geral. A assinatura do documento para a concretização da parceria deve ser feita no mês de novembro.

Para Andreia Carvalho, a parceria com instituições de ensino só reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto. “A participação da Ufes e do Ifes possibilita o fortalecimento do trabalho de educação ambiental e estimula o desenvolvimento de pesquisas científicas”, pontuou a diretora-presidente do Iema.

O professor Júlio Fabris, do Departamento de Física da Ufes e um dos coordenadores do projeto, ressaltou a importância do desenvolvimento desse trabalho. “É uma necessidade da própria Ufes criar parcerias com outras instituições, e o Iema é essencial para a viabilização do observatório. Além disso, instalar um polo de astronomia em uma região de preservação ambiental é diferente do que já é desenvolvido nas regiões centrais das cidades. Vamos conseguir desenvolver atividades diferenciadas”, concluiu o professor.

Também participaram da reunião o professor do Departamento de Física da Ufes Hermano Velten e o diretor do Centro de Ciências Exatas da Ufes, Heustáquio de Castro, além dos técnicos do Iema Fabiano Noveli, gerente de recursos naturais; Josiane Trarbach, coordenadora de gestão de unidades de conservação; Mauricio Castro, agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos; e Marcelo Nascimento, gestor do Parque de Forno Grande.

Conheça o Parque Estadual de Forno Grande

O relevo montanhoso que culmina no Pico do Forno Grande é o grande atrativo da região. Possui variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros.

O parque conta com uma trilha que tem cachoeira e pode ser feita de forma autoguiada. Há também a Gruta da Santinha, os poços amarelos e o mirante que foram sinalizados. É possível ainda apreciar a linda coleção de fauna e flora e as paisagens exuberantes. Seus mirantes oferecem belas paisagens da região, incluindo a vista para a Pedra Azul. O local funciona todos os dias.

Serviço

:: Localização: Forno Grande, Zona rural de Castelo – ES
:: Funcionamento: 8h às 17h
:: Contato: (28) 3542-3257
:: Email: pefg.iema@gmail.com

FOTO: Divulgação / Iema

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard