20/06/2018 12h43 - Atualizado em 20/06/2018 12h40

Orçamento 2019: Cachoeiro de Itapemirim recebe audiência pública

Cidadãos de 27 municípios das microrregiões Central Sul, Litoral Sul e Caparaó participam, nesta quinta-feira (21), em Cachoeiro de Itapemirim, do terceiro encontro presencial das Audiências Públicas para a elaboração do Orçamento de 2019. O Governo do Espírito Santo dialoga com a população, levando às cidades-sedes desses encontros secretários de Estado e dirigentes de órgãos da administração pública. Os dois primeiros, dos cinco previstos, foram realizados, nos dias 14 e 15 deste mês, em Colatina e Linhares.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, diz que o diálogo estabelecido pelo Governo com cidadãos capixabas visa à “construção coletiva de um Espírito Santo melhor para todos”.

Os encontros se estenderão até o dia 29 deste mês, com agendas, além de Cachoeiro de Itapemirim, em Santa Maria de Jetibá e Vitória. Nas plenárias, moradores apontam os desafios das suas regiões e dialogaram com gestores da administração pública.

Realizações

Também durante as reuniões presenciais da Audiência Pública do Orçamento 2019, a subsecretária de Planejamento e Projetos da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, Kettini Calvi, fala sobre as principais realizações do Governo, desde 2015, nas regiões, envolvendo as áreas de Educação, Saúde, Direitos Humanos e Segurança, Agricultura, Infraestrutura e Desenvolvimento.

O Governo realiza, até o dia 30 deste mês, as Audiências Públicas para a elaboração do Orçamento 2019, por meio do site Orçamento em Rede (www.orcamento.es.gov.br), que pode ser acessado por computador, smartphone e tablet.

O site traz os desafios divididos em dez temas: Educação; Saúde; Segurança, Justiça e Defesa Social; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Urbano e Regional; Meio Ambiente e Agricultura; Turismo, Cultura e Esporte; e Gestão Pública.

O resultado de uma audiência pública subsidia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é compatível com o Plano Plurianual (PPA). A LOA é o instrumento de planejamento de curto prazo utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita), e fixar os valores a serem aplicados (despesas) em um determinado exercício financeiro.

Participe dos encontros presenciais

Microrregiões Central Sul, Litoral Sul e Caparaó

Cidade-sede: Cachoeiro de Itapemirim

Endereço: Escola Zilma Coelho Pinto

Rua Carlos Fornazier, 1, Ferroviários

Data: 21/06/2018

Horário: 13 h

Municípios:

Central Sul: Cachoeiro de Itapemirim, Apiacá, Atílio Vivacqua, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.

Litoral Sul: Marataízes, Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

Caparaó: Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado.

FOTO: Divulgação / SEP