30/06/2017 08h04 - Atualizado em 30/06/2017 09h20

Linha direta Vitória-China começa com carga de granito

Exportadores e importadores capixabas agora já podem embarcar cargas de Vitória direto para o Porto de Zhuhai, na China. A novidade foi possível graças a uma parceria firmada pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), com apoio do Governo do Estado e da Câmara de Comércio Brasil-China, com o porto chinês.

A cerimônia da viagem inaugural do primeiro navio que fará a linha direta Vitória-China aconteceu na manhã de ontem, no Terminal de Vila Velha (TVV). Foi um carregamento de 35 mil toneladas de granito, do navio chinês Tian Qi, que atracou na última terça-feira (27) no terminal e de onde tem saída prevista no sábado (01).

Autoridades e representantes de instituições públicas e privadas conheceram o navio antes da cerimônia. O governador Paulo Hartung destacou a importância da articulação empresarial capixaba para o sucesso da rota direta Espírito Santo – China. “Essa linha não é apenas de rochas ornamentais. Ela foi articulada para complementar a economia dos estados vizinhos. Devemos copiar o modelo chinês de agressividade no comércio exterior. Celebro, mas conclamo para transformar essa linha em uma viva relação de comércio Espírito Santo – Brasil – China”, afirmou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, ressaltou que a nova rota contribui para melhorar o comércio internacional capixaba, ampliando os parceiros comerciais, gerando emprego e renda. “Esse é um ponto de partida, não é um ponto de chegada. Muitas oportunidades surgirão daqui para frente com essa parceria, que faz parte do esforço do Governo do Estado para melhorar o ambiente de negócios por meio de ações de infraestrutura, programas de incentivos e diplomacia ativa”, salientou.

Principal parceiro

A expectativa do subsecretário estadual de Logística, Transporte e Comércio Exterior, Neucimar Fraga, é de que a linha direta amplie os negócios com o país. “Essa rota irá aumentar a nossa competividade porque vai reduzir custos e tempo de transporte”, afirmou.

O secretário chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Junior, destacou a importância dessa parceria para o incremento da economia capixaba, que tem 60% do PIB voltado para exportação e importação. “O Estado nasceu com a vocação internacional. É o estado com maior vocação para esse tipo de atividade e essa linha direta permitirá ampliar os negócios com o maior parceiro comercial do Brasil, que é a China”.

Para o diretor administrativo e financeiro da Codesa, Roberto Carlos Teles Braga, a rota Espírito Santo - China é uma oportunidade no momento de crise pelo qual passa o Brasil. “Vamos sair dessa crise com um porto mais dinâmico”, salientou.

Durante o evento, o governador Paulo Hartung recebeu duas placas, uma da Codesa e outra da comunidade chinesa no Brasil, em agradecimento pela parceria do Governo do Estado para firmar a rota direta. As discussões em torno dessa parceria foram iniciadas em 2010 e culminou com uma missão capixaba a Zhuhai, em fevereiro deste ano.

Mudança

Conforme explicou o superintendente de Projetos da Codesa, Walter Arruda, a diferença da linha é que antes o desembarque da carga na China era realizado ao largo, na barra, de onde o produto era colocado em balsas e estas levavam para os portos destinados. Esse tipo de operação limita bastante o tipo de carga, não permitindo, por exemplo, a movimentação de contêineres.

Mas, a partir da linha direta o navio ficará abrigado, atracado no Porto de Zhuhai Gaolan, na província de Guangdong. Além dessa mudança de logística para atrair mercado, o Porto de Zhuhai flexibilizou custos e já vem sendo procurado por outros armadores interessados na rota direta com o Brasil por meio do Porto de Vitória.

Sobre o navio

Tian Qi é o nome do navio que inaugurou a linha direta entre os portos de Vitória e Zhuhai, na China. A empresa armadora é a Cosco, que já antecipou: em breve a embarcação será adaptada para transporte de contêineres, ampliando as possibilidades de comércio.

FOTO: Fred Loureiro / Secom-ES