02/03/2018 08h02 - Atualizado em 02/03/2018 09h38

Jovens do Ocupação Social se projetam no ensino superior

“Ver uma filha realizar o seu sonho é a maior alegria que uma mãe ou um pai pode receber”. Emocionada, dona Djanira Fernandes Soares, 53, agradece a possibilidade da filha Bruna, 19, estudar num curso de ensino superior por meio do Nossa Bolsa. Ela e outros mais de 100 jovens, todos moradores de bairros do Programa Ocupação Social, serão agraciados com uma vaga. Alguns deles foram recebidos, na tarde da última quarta-feira (28), pelo secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu, no auditório do Palácio Anchieta.

A Bruna Rafela, que mora em Barramares, Vila Velha, vai estudar Fisioterapia, enquanto o Jefferson Franco, 23, passou para Educação Física. "Sou muito grato a Deus por ter conseguido, especialmente com a ajuda da minha prima, que me incentivou e não deixou me desistir. Tenho muitos amigos que se perderam nas drogas e no tráfico e que não tiveram a chance que eu tive. Queria que tivessem a mesma oportunidade, assim como eu", salienta.

Preferência

No último edital do Nossa Bolsa, lançado no final do ano passado, pelo menos 20% das bolsas de estudo oferecidas foram ofertadas, preferencialmente, para os jovens moradores dos bairros do Ocupação Social.

Um sonho buscado há anos por Aneildo Clara de Souza, 38, que depois de muitas tentativas conseguiu a bolsa para o curso de Ciências Contábeis. “Não sou nenhum menino. Já tentei Ufes várias vezes e nunca passei. Agora eu... (pausa para retomar o fôlego) espero que mais chances surjam para a comunidade. Muitos precisam”, conclui Aneildo, emocionado.

Ocupação Social

O Programa Ocupação Social, coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídios entre os jovens, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Espírito Santo.

São 26 bairros atendidos, entre Grande Vitória e interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, de ações de promoção e formação em empreendedorismo, junto com projetos de geração de renda, acompanhados de atividades culturais e esportivas.

O resultado final do Nossa Bolsa será homologado hoje. As matrículas começam na próxima semana.

FOTO: Divulgação / SEDH

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard