14/07/2017 00h01

Internos participam de projetos de artesanato e de música

Quarenta internos que cumprem pena na Penitenciária de Segurança Média I, em Viana, estão participando de aulas de artesanato e música na unidade prisional. No Projeto Reabilitarte, os internos produzem peças como roupas, bolsas, redes de pesca e tapetes feitos em tricô e crochê.

A iniciativa é voltada a detentos que possuem idade superior a 50 anos ou problemas de saúde e complementam o trabalho de ressocialização ofertado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), pautado no tripé educação, qualificação e trabalho.

Orientação

As atividades são orientadas por três detentos que possuem experiência com artesanato e são coordenadas pela direção e pela equipe psicossocial da unidade.

As peças produzidas são entregues às famílias dos participantes para serem vendidas. Além disso, o projeto contribui para o aumento da autoestima dos detentos e para o desenvolvimento da criatividade.

Outra iniciativa desenvolvida na Penitenciária é o Projeto Eu Faço Arte, em que os detentos produzem pinturas em tela, cestos e bolsas feitos com reaproveitamento de jornais e revistas e porta-trecos em biscuit.

Outras atividades

Além dos projetos voltados para o artesanato, a unidade também possui uma iniciativa em que os internos aprendem a tocar violão. Quatro detentos atuam como instrutores, ensinando os demais a tocar o instrumento.

Resultado

O diretor da Penitenciária, Bruno Nienke Machado, ressalta que os resultados dos projetos são muito positivos. “Os detentos se sentem úteis participando das ações. É notória a mudança de comportamento deles. Essas iniciativas contribuem para um tratamento penal digno e permitem que as demais atividades da unidade sejam desenvolvidas como maior tranquilidade”.

FOTO: Divulgação / Sejus

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard