21/11/2017 08h01 - Atualizado em 21/11/2017 08h43

Hemoes comemora Dia do Doador Voluntário de Sangue

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado no próximo sábado, dia 25 de novembro. Para celebrar a data, o Hemoes de Vitória e os hemocentros regionais de Linhares, Colatina e São Mateus programaram várias atividades. O objetivo é homenagear as pessoas que adotam a doação de sangue como prática de solidariedade. É também uma oportunidade de conscientizar outras pessoas da importância da doação de sangue para a vida de muitos que são atendidos diariamente nos serviços de saúde.

O Hemoes de Vitória, por exemplo, receberá a visita dos Superamigos Batman, Robin, Batgirl e Mulher Maravilha na quinta-feira (23) de manhã. Para a diretora técnica do Hemoes, Rachel Costa, será um momento divertido e cheio de significado. Ela ressalta que os homens e mulheres, jovens e pessoas com mais idade, todos que passam pelo hemocentro todos os dias são considerados verdadeiros super-heróis, já que, como os personagens dos quadrinhos, eles também salvam vidas.

“Nesta época do ano normalmente começamos a sentir uma queda no número de doações. Temos conseguido atender às demandas, mas sem muita reserva. Por isso é importante de tempos em tempos retomarmos as campanhas de conscientização. Precisamos manter nosso estoque sempre abastecido, principalmente com sangue de fator RH negativo”, comentou a diretora do Hemoes.

Ainda em Vitória, o ônibus do Hemoes vai dar suporte ao atendimento da unidade de Maruípe durante toda a semana. Na sexta-feira (24), a servidora Mirna Norma, do Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac), de Cariacica, fará uma apresentação de canto a partir das 15 horas. Já o grande dia, o sábado, será celebrado com um bolo.

No interior

As unidades do Hemoes em Linhares, Colatina e São Mateus vão abrir também no sábado (25), Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O funcionamento das três unidades terá início às 7 horas, com cadastro de doadores até as 15 horas. Durante a semana, o funcionamento será no horário de sempre, das 7h às 13h, com cadastro de doadores até as 12h no hemocentro regional de São Mateus, e até as 12h30 Colatina e Linhares.

Quem chega ao hemocentro regional de Colatina, por exemplo, encontra o local todo decorado com enfeites que remetem ao Dia do Doador Voluntário de Sangue e dizeres de agradecimento. No Hemoes de Linhares não é diferente. Por lá a comemoração é em dose dupla. No sábado (25), a unidade completará 14 anos de funcionamento e a semana será agitada. Na quinta (23) e na sexta-feira (24), haverá panfletagem nos hospitais e unidades de saúde do município. O hemocentro regional também ganhará decoração festiva e terá música ambiente como distração para os doadores.

Ainda na quinta, o Hemoes de Linhares realizará palestra no auditório da Unimed, às 9 horas, sobre doação de sangue. E na sexta, a partir das 13 horas, será realizada palestra no auditório do Hospital Rio Doce.

FOTO: Divulgação / Sesa