01/12/2017 11h44 - Atualizado em 01/12/2017 11h40

Hartung visita e inaugura Escola Viva no Norte do Estado

Recebido por um extenso corredor de palmas, rito tradicional realizado nas unidades Escola Viva, o governador Paulo Hartung visitou e inaugurou, na tarde de ontem, o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Professor Elpídio Campos de Oliveira, em Montanha.

Os estudantes Ana Kely Mota Cunha, Ana Eliza Souza dos Santos Melo, Naine Peixoto e Vitor Manoel Ribeiro da Conceição apresentaram cada cantinho da escola para o governador, que ouviu atentamente os jovens contarem como estão construindo seus projetos de vida e o que mudou a partir da escolha de estudar nesse novo modelo de escola.

Em conversa com os estudantes e profissionais que atuam na Escola Viva Professor Elpídio Campos de Oliveira, o governador Paulo Hartung explicou que as instituições educacionais contemporâneas precisam estimular o aprendizado contínuo com temas que fazem parte do cotidiano da sociedade. “Essa escola surge de uma reflexão do presente e do futuro. Nasce de uma reflexão sobre o momento diferente que vivemos com um mundo completamente em transformação. A Escola Viva nasceu para brilhar o olhar dos jovens. Queremos que eles acessem o conhecimento e o saber. Nossa meta mobilizadora é transformar o Espírito Santo em referência na educação básica do país”, detalhou.

Para a diretora da escola, Márcia Gardênia, foi importante receber a visita do governador na escola. “Todos estavam eufóricos. Agradecemos a oportunidade de vivenciar esse programa em nosso município e poder transformar a vida desses jovens. Vi estudantes mudarem totalmente para melhor após ingressarem no processo de educação em tempo integral. O programa Escola Viva é um verdadeiro projeto de vida”, disse.

“Aqui aprendemos o que é ser protagonista, aprendemos a exercer o bem, ser conhecido como uma pessoa que vê algo que precisa ser feito e faz. A metodologia de ensino da escola é excelente, isso incentiva a gente a querer continuar e trazer mais pessoas pra cá. A Escola Viva é a melhor coisa que poderia ter vindo pra Montanha”, comemorou o estudante Vitor Manoel.

A Escola Viva Professor Elpídio Campos de Oliveira fica no Centro da cidade de Montanha e iniciou as atividades, em tempo integral, neste ano, com a abertura de 570 vagas para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, em Montanha, proporcionando um leque de oportunidades para os jovens capixabas.

A unidade é composta por 15 salas de aula; sala de professores, biblioteca; laboratório de informática; laboratório de Ciências; sala de Artes; auditório; sala de recursos, refeitório, pátio coberto e quadra poliesportiva coberta, entre outros espaços.

Escola Viva - Ofertando mais 20 mil vagas para estudantes de várias regiões do Espírito Santo, o programa Escola Viva está proporcionando um leque de oportunidades para os jovens capixabas. Para 2018, estamos saindo de 17 escolas em funcionamento, agregando mais 15 unidades de tempo integral. Até 2030, serão 300 unidades Escola Viva atendendo todos os jovens do Ensino Médio.

A Escola Viva nasceu para ser uma escola de educação integral, com experiências educacionais amplas e profundas. Formar jovens capazes de realizar sonhos, competentes no que fazem e solidários com o mundo em que vivem. É com esses objetivos que o programa Escola Viva foi implantado e está sendo ampliado na rede pública estadual. O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799.

A Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária é das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES