09/05/2017 08h03 - Atualizado em 09/05/2017 09h40

Governo entrega novos consultórios no CRE Metropolitano

O Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, ganhou 27 novos consultórios, passando de 12 para 39 salas, um aumento de 225%. Com aumento da área física será possível dobrar o número de atendimentos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), passando de 15 mil atendimentos por mês para 30 mil. O governador Paulo Hartung esteve, junto com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, na inauguração do espaço na manhã de ontem. Também marcaram presença o Secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, e o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Hércules da Silveira, além de outras autoridades locais.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, explicou que a condição de trabalho no CRE Metropolitano estava muito ruim, e isso impedia que fosse ofertado um atendimento de qualidade para os usuários do Centro. “Antes, os médicos precisavam ficar trocando de consultório, tinham que fazer o atendimento mais rápido para atender todos os pacientes, enfim, a estrutura física limitava os atendimentos. Com essa obra, nossa expectativa é dobrar o número de consultas oferecidas aqui. Para isso, vamos iniciar a fase de planejamento com os municípios que encaminham pacientes para cá. A unidade está preparada para dobrar o atendimento, mas tem um planejamento a ser feito com os municípios para que eles consigam fazer a programação dos pacientes que vão ser encaminhados. A partir da programação nós poderemos ofertar um número maior de consultas”, esclareceu o secretário.

Oliveira explicou que a obra de reforma e ampliação do CRE Metropolitano ainda não terminou. Ele lembrou da Unidade de Oftalmologia, entregue no final do ano passado, e disse que está previsto ainda, por exemplo, a construção de refeitório para os servidores e para os usuários do Centro, troca do telhado, instalação de ambientes humanizados para acolher pacientes e acompanhantes que precisam passar o dia todo no local. Perguntado sobre a capacidade de atendimento do serviço com a migração de um grande número de pessoas dos planos de saúde para o SUS, o secretário ressaltou que todo capixaba, tendo ou não plano de saúde, tem direito de ser atendimento pelo Sistema Único de Saúde e que a Secretaria trabalha para garantir o acesso da população aos serviços públicos de saúde.

“Hoje, nós estamos aqui capacitando o SUS para receber também esse volume de pessoas, que chega a 30 mil pessoas que migraram de planos de saúde no Estado para o SUS. Se aumentamos a eficiência do serviço, com certeza conseguimos atender também essas pessoas que estão chegando”, comentou Oliveira, lembrando que o Estado está ampliando o número de unidades ambulatoriais de média complexidade com a criação da Rede Cuidar nas quatros regiões de saúde.

O secretário de Estado da Saúde disse que a Rede Cuidar vai desafogar o atendimento e possibilitar que a população seja atendida o mais próximo possível de sua residência. “As Unidades de Cuidado Integral à Saúde já estão prontas e a população que será atendida por essas unidades soma mais de 1 milhão de pessoas. Essas pessoas que hoje se dirigem para a Grande Vitória serão atendidas em sua própria região. Esse é um projeto importante que nós estamos desenvolvendo para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, que é a demanda principal da população”, comentou.

O que mudou - Com a obra entregue no CRE Metropolitano, os consultórios foram estruturados com mobiliários e equipamentos de informática, equipamentos de ar-condicionado, persianas e pias seguindo os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A recepção também recebeu cadeiras novas, televisores e bebedouros com regulagem térmica, para garantir mais conforto aos pacientes enquanto aguardam o atendimento, além de melhores condições de trabalho para os profissionais.

Além da mudança na estrutura física houve mudanças na logística de atendimento ao cidadão, com uma equipe de profissionais e estagiários que irá orientar sobre os locais corretos para onde se dirigir – equipe “Posso Ajudar?”.

As obras de melhoria começaram em fevereiro deste ano e foram concluídas no final de abril. Todo serviço de alvenaria e marcenaria foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A Sejus disponibilizou a mão de obra dos apenados do sistema prisional capixaba e os detentos executaram os trabalhos.

A segunda fase da obra de reforma do ambulatório do CRE Metropolitano prevê a reforma dos banheiros, refeitório e área de vivência, e um refeitório para os servidores que atuam no local.

CRE Metropolitano

O CRE Metropolitano conta com 76 médicos que atendem 22 especialidades: alergia, angiologia, cardiologia, cirurgião de cabeça e pescoço, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, hematologia, mastologia, nefrologia, nefrologia pediátrica, neurologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia e urologia.

Quando o cidadão usuário do SUS precisa fazer um exame ou consulta é necessário que ele procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e passe por uma avaliação médica. É a partir da avaliação que o médico solicitará o procedimento. A porta de entrada é a unidade básica de saúde.
O CRE atende aos 78 municípios do Espírito Santo.

FOTO: Fred Loureiro / Secom-ES