22/02/2019 08h02 - Atualizado em 22/02/2019 09h26

Governador e bancada federal cumprem agendas em Brasília

O governador do Estado, Renato Casagrande, ao lado de integrantes da bancada federal, reuniu-se, na última quarta-feira (20), com os ministros Tereza Cristina (Agricultura) e Tarcísio Freitas (Infraestrutura) em Brasília (DF). Os encontros trataram de assuntos de interesses do Espírito Santo, como a suspensão da medida que impede os portos capixabas de exportarem produtos de origem animal e a construção de uma ferrovia na região sul do Estado.

Na primeira das agendas, Casagrande e a bancada conseguiram a suspensão da Portaria nº 183, editada no final do ano passado, que excluiu os terminais alfandegados do serviço de reinspeção para produtos animais. “Isso atrapalha a importação e exportação desses produtos. Conquistamos uma vitória com um prazo até o fim do ano suspendendo qualquer penalidade. Agora queremos excluir essa portaria, pois não deram aos armazéns a chance de serem inspecionados”, ressaltou o governador.

Também participaram dessa reunião, o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, além dos deputados federais Josias Da Vitória, que coordena a bancada capixaba, Evair de Melo, Ted Conti, Norma Ayub, Sérgio Vidigal, Soraya Manato e Felipe Rigoni.

No início da noite, Casagrande e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, se reuniram com o ministro Tarcisio Freitas, que virá ao Estado no dia 28 para a inauguração do Contorno de Iconha e assinar a ordem de serviço nas obras da BR- 447, que vai ligar a BR-101 ao Porto de Capuaba, em Vila Velha. O assunto foi a construção da ferrovia Litorânea Sul, ligando Cariacica ao Rio.

“Tendo a renovação e a antecipação da outorga [para exploração da Ferrovia Vitória-Minas], a Vale fará o estudo, o projeto e as licenças ambientais. Estamos trabalhando ao lado do Rio de Janeiro nesta pauta, pois eles têm interesse de uma ligação até o Porto do Açu. Também mostramos a importância do Contorno de Campos para aproximar o Rio do nosso Estado. Falamos ainda sobre a importância da BR-262 e a necessidade de ter celeridade na busca por uma saída para o retorno das obras, além do Contorno do Mestre Álvaro, que é uma obra importante para o Brasil, para o Espírito Santo e para as cidades da Serra e de Vitória", arrematou.

A reunião no Ministério da Infraestrutura teve a participação do coordenador da bancada e dos deputados Evair de Melo, Sérgio Vidigal e Felipe Rigoni. O governador retornou ao Estado na manhã de ontem.

FOTO: Giovani Pagotto / Governo-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard