15/03/2017 08h03 - Atualizado em 15/03/2017 08h30

Estudantes vão acompanhar gestores públicos por uma semana

Vinte jovens de universidades, bairros e estilos de vida diferentes foram selecionados para acompanhar, por uma semana, o dia a dia de gestores públicos estaduais. A ação faz parte da 1ª Semana do Gestor Público Júnior, que começou na segunda-feira (13) e vai até o próximo dia 17 de março, e está sendo organizada pela Federação das Empresas Juniores do Espírito Santo (Juniores), em parceria com o Governo do Estado. Os jovens poderão acompanhar de perto a rotina de reuniões, projetos em andamento em cada secretaria e o funcionamento do serviço público.

O objetivo é aproximar os estudantes que fazem parte de empresas juniores do Estado do setor público. Ao final, cada estudante fará um relatório para apontar a avaliação que teve de cada área e contar a experiência de acompanhar de perto o funcionamento e as decisões da administração pública por uma semana.

O presidente da Federação das Empresas Juniores do Espírito Santo (Juniores), Vitor Bobbio, destacou que participam do projeto estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), dos campus de Vitória, São Mateus e Alegre, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Santa Teresa e UCL da Serra. Eles cursam publicidade, engenharia mecânica, administração, engenharia de produção, agronomia, contabilidade, direito, dentre outros cursos. Bobbio explicou que o processo de seleção dos empresários juniores se iniciou por inscrição pela internet e para a escolha foi levado em consideração o currículo e a relação do curso e da área de atuação de cada gestor.

O estudante de agronomia do Ifes de Santa Teresa, Jonathas Rios, 23 anos, foi selecionado para acompanhar o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto. Filho de produtor de leite de Montanha, Rios deixou a cidade para estudar na região serrana do Estado. Ele acredita que a experiência vai permitir aprender na prática como funciona a administração pública e os projetos desenvolvidos na área da agricultura.

Na Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom), o estudante do 3º período de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vinícius Vieira, 21 anos, morador da Serra, vai passar a semana acompanhando o trabalho da secretária Andréia Lopes. Há nove meses, o jovem faz parte da Coordenação de Planejamento na Ecos Jr. “Acho uma experiência bastante enriquecedora. Estou aprendendo bastante e vendo como são as demandas no meio público. É interessante poder acompanhar as reuniões e decisões. Uma coisa que vou levar tanto para meu lado profissional quanto pessoal é como a secretária trata as pessoas, que é de uma forma bem respeitosa e educada”.

Setop

O universitário Cayo Victor Hosken Corrêa, 22 anos, cursa o 8º período de Engenharia de Produção na UCL e vai passar a semana na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Cayo trabalha na Projetos e Soluções Corporativas (Ideais), que fica em Manguinhos. A empresa foi criada em 2013, por alunos da UCL Manguinhos de diferentes cursos. A ideia principal é aproximar os estudantes do mercado de trabalho. Atualmente, 13 universitários trabalham na empresa, todos voluntários. O local funciona das 13h30 às 17h30. O faturamento de 2016 foi de R$ 14 mil e a meta para 2017 é de R$ 21 mil.

“Estamos acostumados a trabalhar num ambiente empresarial. Então, o objetivo é conhecer como é ser gestor num órgão público. Minha expectativa é entender melhor como funcionam os mecanismos de gestão, quais são as oportunidades que os universitários podem almejar aqui na Setop e que tipo de trabalho podemos desenvolver aqui”.

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy, destaca válida ação e se colocou à disposição quando soube dessa atividade. “Motivar os jovens a participar da política de uma forma positiva, é uma mensagem muito forte. Estou muito surpreso com o fato de ter acontecido essa iniciativa e vou contribuir para o Cayo gostar”.

A jovem Ana Alice Andrade é estudante do 4º período de Direito na Ufes e está acompanhado o trabalho do gestor da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont). “Espero acrescentar essa experiência à minha formação profissional, observando um pouco do que é a prática no dia a dia da gestão pública, em especial na Secont”.

O secretário Eugênio Ricas afirmou que, para ele, a experiência também é bastante gratificante. “É muito gratificante receber este grupo, ao longo desta semana, para vivenciar a rotina da secretaria e os desafios da gestão pública, enriquecendo a formação desses jovens, que representam os futuros gestores do nosso Estado e país”.
Na Secretaria de Estado de Esportes (Sesport), quem vai acompanhar o gestor é o Matheus Luccchini Rhein, 21 anos, estudante de administração da Ufes. Morador de Itapoã, em Vila Velha, Matheus contou que está adorando acompanhar as atividades e funções da secretaria. "Estou vendo o dia a dia, as atividades e funções, e tentando sugar o máximo para aprender. Minha expectativa é aprender e entender mais sobre a área pública, já que não tenho muito conhecimento sobre o cotidiano de um gestor público, além de entender qual o papel, a importância e os desafios de uma secretaria de esportes".

Para o subsecretário da Sesport, Fábio Luiz, a oportunidade é interessante para esses alunos. "Ter um estudante acompanhando o dia a dia de uma Secretaria de Estado vai acrescentar a esse profissional outro olhar sobre gestão pública. E essa vivência não se aprende na sala de aula".

FOTO: Pedro Dutra / Secom-ES