28/11/2017 08h03 - Atualizado em 28/11/2017 08h34

Escritório de Projetos do Governo comemora 10 anos

Os dez anos do Escritório de Projetos do Governo do Espírito Santo serão comemorados com palestras e debate nas próximas quarta (29) e quinta-feira (30), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, também conhecido como Casa da Música, no Centro de Vitória. A unidade, que funciona na Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), desempenha papel fundamental junto às diversas secretarias e órgãos do Estado para que investimentos se transformem em benefícios concretos para a população.

No primeiro dia do evento, que será aberto às 16h de quarta-feira (29), com a presença de membros da equipe de Governo, comunidade e pesquisadores das áreas e de Gerenciamento de Projetos e de Gestão Pública, a doutora PhD em Educação, diretora do Instituto Synergos do Brasil e ex-ministra de Assistência Social, Wanda Engel, falará sobre “A importância da gestão de projetos para superar os desafios atuais da gestão pública”. Também haverá apresentação musical do Quarteto Camburi.

Na quinta-feira (30), entre 14h e 17h10, serão apresentadas palestras relacionadas à Gestão de Projetos. Após apresentação do subsecretário de Estado de Planejamento e Projetos, Jader Mutzig, cada uma delas com 15 minutos de duração, terão como palestrantes a diretora técnica da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Sylvana Torres; a consultora Juliana Prado; a subprocuradora do Estado, Juliana Faleiro; a subsecretária de Inovação, Marília Assis; e o gerente do Escritório de Projetos do Governo, Carlos Victor Pestana.

Premiação

Ao comemorar 10 anos de atuação ininterrupta, o Escritório de Projetos do Governo do Espírito Santo acaba de ser classificado como um dos três melhores do país. Essa posição foi obtida durante a realização do Prêmio PMO do Ano 2017, realizado pela Revista Mundo PM.

O PMO (Project Management Office) do Governo disputou a final do Prêmio PMO do Ano 2017 com dois grandes concorrentes de âmbito nacional: os escritórios do SPC Brasil, que conquistou o troféu, e do Hospital Albert Einstein. A entrega da premiação aconteceu em São Paulo, com presenças do subsecretário de Estado de Planejamento e Projetos, Jader Mutzig, e do gerente do Escritório de Projetos, Victor Pestana.

Desde sua criação, em 2007 - na primeira gestão do governador Paulo Hartung -, o PMO-ES já apoiou a realização de um total de 2.908 projetos, executados por secretarias e órgãos da administração pública estadual.

Monitoramento

A partir de 2015, a unidade vem monitorando intensivamente uma carteira composta de 21 projetos estruturantes, com137 ações de Governo. Dessa carteira fazem parte projetos inovadores como o Escola Viva, que até 2018 estará com 32 unidades em funcionamento, atendendo a 20 mil alunos com ensino em tempo integral.

Também integra a carteira de projetos a Rede Cuidar, que reorganiza o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo com oferta de exames e consultas especializados. A primeira das cinco unidades previstas já está em funcionamento em Nova Venécia, região Noroeste do Espírito Santo.

Outro projeto inovador da carteira de Projetos Estruturantes é o Ocupação Social. Com atuação em 25 bairros do Estado, o programa oferece uma rede de oportunidades em ações de educação, artes, cultura e empreendedorismo, para jovens expostos à vulnerabilidade social.

Todos os 21 projetos estruturantes e suas ações são iniciativas prioritárias. As ações incluem, entre outras, obras viárias, projetos ligados às áreas de Saúde; Educação; Desenvolvimento Social; Segurança; Justiça e Defesa Social; Infraestrutura Logística, Meio Ambiente e Agricultura; Cultura, Turismo e Esportes; e Gestão Pública. Com gerenciamento intensivo, o Escritório de Projetos do Governo identifica e aponta solução de riscos e gargalos, e encaminha medidas para tomada de decisões estratégicas, visando o alcance dos resultados.

Orgulho

O secretário da SEP, Regis Mattos Teixeira, que participou da criação do Escritório de Projetos, diz que a classificação obtida no Prêmio PMO do Ano 2017 “é mais um exemplo que o Governo do Espírito Santo dá ao país”, numa referência à qualidade da gestão pública.

“Não é pouca coisa ser reconhecido como um dos melhores escritórios de projetos do Brasil. Concorremos com empresas grandes, importantes multinacionais sediadas em todo o país”, argumenta o secretário, destacando que a premiação também revela “o profissionalismo, a dedicação e o trabalho sério que vêm sendo desenvolvidos pelos profissionais que integram todas as equipes da área de projetos do Governo do Estado”.

O subsecretário de Estado de Planejamento e Projetos, Jader Mutzig, também afirma que “especialmente com os desafios atuais que o país está enfrentando, é preciso valorizar as práticas de excelência que existem na gestão de projetos públicos”. E ele ressalta que a premiação reflete a qualidade de uma gestão pública focada em entregas para a sociedade.

Responsável pela apresentação do trabalho desenvolvido pelo PMO-ES, nas etapas seminal e final do Prêmio, em São Paulo, o gerente Carlos Victor Salvarez Pestana também destaca que “esse reconhecimento é resultado de um trabalho essencialmente técnico, realizado por uma equipe qualificada, engajada e com alta capacidade de resposta aos desafios”.

Principais entregas

2015 – 2018
:: Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho - concluído e em funcionamento
:: Rede Cuidar Nova Venécia - em funcionamento
:: 17 Unidades de Escola Viva - em funcionamento
:: Sistema de Produção e Abastecimento de água de Reis Magos - em funcionamento
:: 26 bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social
:: 16.373 jovens contemplados com oportunidades em ações de capacitação profissional, empreendedorismo, cultura e esporte
:: PPP de Saneamento de Vila Velha - implantada
:: 15 Escolas construídas, reconstruídas ou reformadas e ampliadas.

FOTO: Divulgação / Sedu