20/11/2017 08h04 - Atualizado em 20/11/2017 09h10

Escola Viva: Governo inaugura unidade em Vila Velha

O Governo do Estado inaugurou, na última sexta-feira (17), o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha, que é uma unidade do Programa Escola Viva. Recebido com muita alegria, o governador Paulo Hartung conheceu os espaços e ouviu dos estudantes um pouco sobre como eles estão construindo seus projetos de vida, as experiências vivenciadas e o que mudou a partir da escolha de estudar nesse novo modelo de escola.

Após visitar as instalações da unidade, o governador Paulo Hartung destacou que o programa representa uma transformação de paradigmas no sistema de ensino público da Rede Estadual de Ensino. Para Hartung, a Escola Viva é contemporânea, atrativa e está conectada com a realidade vivenciada pelos jovens.

“Agora que fizemos uma pesquisa ouvindo jovens capixabas que não estudam e nem trabalham entendemos porque as escolas não são atrativas. O resultado da pesquisa é extraordinário. Eles querem estudar, mas em uma escola em que eles entendam o sentido e os desafios da vida presente e futura. Eles querem uma escola atualizada. Escola Viva é em tempo integral e, mais do que isso, é com conteúdo atualizado e o estudante no protagonismo. Estamos fazendo essa revolução no Ensino Médio e, em breve, vamos enviar para a Assembleia Legislativa um projeto que permite auxiliar os municípios a avançarem no ensino infantil”, declarou o governador.

Paulo Hartung também falou sobre o Pastor Oliveira de Araújo, que é homenageado e deu o nome para a unidade de ensino. “Neste vazio de lideranças que vivemos no país, o pastor Oliveira é um exemplo, uma referência. Vocês, alunos, terão a oportunidade de conhecer a história dele. Era um exemplo de pessoa”, disse.

Pastor Oliveira de Araújo foi uma importante liderança religiosa para o Espírito Santo, exercendo um papel indutor para os jovens capixabas. O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Cobilândia, Escola Viva, que coloca o projeto de vida dos estudantes no centro de suas preocupações e esforços para geração de oportunidades, recebeu o nome de “Pastor Oliveira de Araújo”. A Lei nº 10.697, que denomina a unidade escolar, foi decretada e sancionada pelo governador Paulo Hartung.

Emocionada, a esposa do Pastor Oliveira de Araújo, Alzira Araújo, esteve na solenidade acompanhada da família. “Desde o início acompanho a Escola Viva e os frutos desse programa. Agradeço a homenagem e espero que os estudantes dessa escola possam se inspirar na sua história e serem os melhores alunos desse Estado, pois o patrono dessa escola foi muito bom. Um homem que sonhou e realizou sonhos”, disse.

A Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo iniciou as atividades neste ano, com a abertura de 640 vagas para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, em Vila Velha, proporcionando um leque de oportunidades para os jovens capixabas.

“A riqueza do nosso tempo não é mais a material e sim a do conhecimento. Isso ninguém nos tira. Quando a gente compartilha a gente ganha mais. Hoje estamos inaugurando uma das 17 unidades Escola Viva que estão em funcionamento. Para 2018 serão 32 unidade no total e, até 2030, almejamos 300 Escolas Vivas atendendo todos os jovens capixabas”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

O diretor da Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo, Marcelo Lema Del Rio Martins, deu as boas-vindas aos presentes na solenidade. “Temos uma equipe brilhante e entrosada e isso é muito importante. Só que está na Escola Viva sabe a importância desse programa e o que realmente ela representa na vida dos estudantes. Todos os dias nos orgulhamos do trabalho que desempenhamos aqui”.

O estudante Pablo Henrique Vrenna de Sousa contou sobre a experiência de estudar na Escola Viva e sobre os seus projetos de vida. “A Escola Viva realmente é o projeto da escolha. Aqui, se abre uma coisa chamada protagonismo, em que aprendemos a escolher o melhor caminho para o futuro, sendo pessoas autônomas, solidárias e competentes.

Quando entrei nessa escola não sabia o que queria como carreira profissional, então, com a ajuda da aula de projeto de vida, minha mente se libertou e estou decidido em estudar engenharia. É o meu primeiro ano na Escola Viva e vou ficar até o final”.

Pastor Oliveira de Araújo

Ao longo de quase 30 anos de trabalho evangelístico, o pastor Oliveira, como era carinhosamente chamado, foi um exemplo de conduta ética, fé e respeito ao próximo.
Membro do Conselho Estadual de Ética, Pastor Oliveira exerceu importante papel no processo de reconstrução das instituições públicas do Estado no início dos anos 2000 e se dedicou intensamente à defesa de formação de novas lideranças. Combativo nas causas sociais e bom conselheiro, conquistou o respeito e a admiração de autoridades políticas e religiosas de diferentes correntes.

O pastor Oliveira de Araújo era pastor emérito da Primeira Igreja Batista de Vitória (PIBV), no Espírito Santo, e faleceu no dia 03 de junho de 2017, aos 67 anos.
Mineiro, Oliveira de Araújo esteve à frente da Primeira Igreja Batista de Vitória por 24 anos, de 1992 a 2016. Ao longo desse período, desenvolveu um incansável trabalho evangelístico e missionário, desenvolveu um ministério infantil que virou referência no país; e aprimorou, juntamente com sua esposa, Alzira Maria Bittencourt de Araújo, o ministério de Música da Igreja, que promove todo mês de dezembro o musical A Árvore que Canta.

Com constantes necessidades de cuidar da saúde, Oliveira de Araújo se afastou das atividades da igreja em 2014, e, no dia 20 de março de 2016, a PIBV o elegeu pastor emérito.
Natural da cidade de Luz, no interior de Minas Gerais, se tornou um capixaba de coração. Era formado em Teologia pela Faculdade Batista Mineira e também em Psicanálise. Atuou como conferencista, levando a palavra de Deus a diversos Estados do Brasil e também a outros países. Foi secretário-executivo da Junta de Missões Nacional por vários anos, presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo e presidente da Convenção Batista de Brasileira, que reúne aproximadamente 1,5 milhão de batistas, dez mil pastores e dez mil igrejas e congregações em todo o país.

Escola Viva

Ofertando mais 20 mil vagas para estudantes de várias regiões do Espírito Santo, o programa Escola Viva está proporcionando um leque de oportunidades para os jovens capixabas. Para 2018, estamos saindo de 17 escolas em funcionamento, agregando mais 15 unidades de tempo integral. Até 2030, serão 300 unidades Escola Viva atendendo todos os jovens capixabas do Ensino Médio.

A Escola Viva nasceu para ser uma escola de educação integral, com experiências educacionais amplas e profundas. Formar jovens capazes de realizar sonhos, competentes no que fazem e solidários com o mundo em que vivem. É com esses objetivos que o programa Escola Viva foi implantado e está sendo ampliado na rede pública estadual.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard