16/03/2018 08h01 - Atualizado em 16/03/2018 09h11

Encontro inédito: grupo de Ticumbi e Orquestra Sinfônica Espírito Santo

Nos próximos dias 21 e 22 de março, o Teatro Glória, no Centro, recebe uma apresentação inédita que vai mesclar a música clássica da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) e a música popular de uma das mais tradicionais expressões culturais do Estado, o Ticumbi de São Benedito, do Mestre Terto.

De acordo com o maestro Helder Trefzger, que assina os arranjos, a ideia de unir a orquestra com a cultura popular vem do Secretário de Estado da Cultura, João Gualberto, que tem incentivado a prosseguir nesse sentido, valorizando tanto a orquestra como os grupos de cultura popular. “Por meio dele conheci não só o Ticumbi, mas outras importantes manifestações populares, como o caxambu, o jongo, os reis de bois, o alardo e a charola. O Espírito Santo tem uma riqueza nesse sentido, muito pouco conhecida”, completa o maestro.

O programa terá uma abertura composta pelo maestro especialmente para o evento, inspirada nos temas do ticumbi. Logo depois, a orquestra e o Grupo do Mestre Terto apresentarão o Ticumbi de São Benedito. A noite terminará com um número do Forró de Sapezeiro, bastante comum no repertório do grupo.

O Ticumbi de São Benedito

Com pandeiros, viola, batas brancas e muitas cores, os integrantes do Ticumbi exibem-se como uma elite negra que tem nas mãos uma tradição a prezar. Por isso mesmo, o Ticumbi é passado de geração para geração, com a finalidade da tradição nunca ser perdida. Quem participa há anos da dança é visto como figura caricata do Ticumbi, inclusive conhecido pelo Brasil a fora – como é o caso de Tertolino Balbino, o mestre Terto, e guardião da tradição que rege o ticumbi, desde 1950, e que participará da apresentação.

Serviço

Data: 21 e 22/03
Horário:
20h
Onde:
Teatro Glória
Endereço:
Av. Jerônimo Monteiro, 428 - Centro, Vitória.
Ingressos:
R$ 10 (inteira) e R$5 (meia) Disponíveis com antecedência na bilheteria do teatro Telefone: (27) 3232-4750

FOTO: Divulgação / Secult

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard