16/02/2018 08h02 - Atualizado em 16/02/2018 08h53

Encceja 2017: aprovados já podem solicitar certificado

Os candidatos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 já podem obter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Para a solicitação, o estudante deverá comparecer à escola onde realizou o exame com o documento de identidade original. As cópias dos documentos devem ser autenticadas ou acompanhadas da apresentação de seus originais para conferência. No caso de provas aplicadas em escolas da rede municipal ou particular, os certificados ficarão disponíveis na diretoria de ensino a qual a escola pertence.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame gratuito e de participação voluntária, ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

Para obter o certificado do Ensino Médio, o participante deve ter alcançado pelo menos 100 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), e ao menos 5 pontos na Redação.

No Espírito Santo, as provas foram aplicadas nos municípios de Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Guaçuí, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

O exame constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma: para o Ensino Fundamental - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais. Para o Ensino Médio - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Vale lembrar que a divulgação dos resultados do Encceja Nacional referentes ao Ensino Fundamental – assim como das edições para pessoas privadas de liberdade e realizadas no exterior – permanecem na data prevista: a partir de março.

FOTO: Divulgação / Sedu

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard