27/10/2017 08h01 - Atualizado em 27/10/2017 08h14

Empreendedora produz massas com o apoio do Bandes

A empreendedora Carlota Coser sempre foi uma apaixonada pela gastronomia, tanto que após se aposentar, resolveu iniciar uma graduação para aperfeiçoar suas técnicas aprendidas em anos de experiência em casa e em reuniões familiares e com amigos. Ao mesmo passo que aperfeiçoava sua técnica, como boa descendente de italianos, Carlota descobriu a sua paixão pelas massas caseiras, produto que tornou-se sua especialidade.

“Fazia uma produção em casa e oferecia como forma de ‘mimo’ aos meus amigos, foi dando certo e comecei a fornecer profissionalmente para restaurantes. O espaço em casa ficou pequeno e resolvi abrir um ponto físico que pudesse oferecer meus produtos para o publico em geral”, destaca.

Nesta etapa, em 2013, Carlota procurou o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para a abertura da Titolare, uma charmosa loja especializada em massas caseiras. Com o recurso contratado, a empreendedora investiu em maquinário e na decoração da loja.

São gnocchis, massas curtas, massas longas, massas recheadas, molhos e manteigas que ajudam a saborizar e realçar os produtos caseiros da fabrica. A empreendedora oferece ainda em seu espaço uma delicatessen de queijos e vinhos para acompanhar os pratos. Carlota segue uma tendência, pois o segmento de massas frescas vem crescendo a passos largos nos últimos anos no Brasil, e é cada vez mais comum vermos as pessoas em busca desse tipo de produto para os almoços de final de semana e até mesmo para o consumo no dia a dia. “A procura tem sido boa, inclusive estou em vias de fazer um novo investimento na loja”, destaca a empreendedora. Com cinco pessoas trabalhando no espaço a tendência é de aumentar ainda mais a produção para atender os pedidos.
Com o talento da empreendedora, que colocou literalmente a mão na massa, e com o apoio do Bandes, que serviu como fermento nos negócios, a Titolare está fazendo sucesso.

Crédito exclusivo

O Bandes oferece recursos para o bom desenvolvimento das micro e pequenas empresas do Estado por meio de financiamentos exclusivos. De acordo com o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everlado Colodetti, além do Nossocrédito, uma outra opção é o Seguir Crescendo, para solicitar até R$ 50 mil, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

“São programas diferenciados pelas taxas de juros que variam de acordo com o valor financiado, a partir de 1,27% ao mês, para que você possa financiar capital de giro ou investimentos”.

Todos os financiamentos que você pode contratar no Bandes têm condições de mercado atrativas e em alguns, a possibilidade de obter descontos se o pagamento for feito até a data de vencimento. “Também existe a vantagem de optar por parcelas fixas ou variáveis, no caso das linhas de investimento e capital de giro. No Espírito Santo, o Bandes é uma instituição muito ativa no crescimento do Estado”, salienta Colodetti.

Simulação

Caso esteja interessado, você pode fazer uma simulação no site ou no aplicativo para smartphones. Basta responder algumas perguntas para saber que tipo de crédito é o ideal.

“Esta ferramenta é muito útil porque permite calcular o valor que você pode obter em cada instituição financeira, além dos prazos de pagamento e taxas de juros que deverá pagar em cada caso”, destaca o diretor de Crédito.

O atendimento pode ser feito presencialmente na sede do banco. Pelo site, você encontra os endereços dos parceiros consultores, em todos os municípios capixabas.

FOTO: Divulgação / Bandes