19/06/2019 08h03 - Atualizado em 19/06/2019 09h51

PIB capixaba registra estabilidade no 1º trimestre

O Produto Interno Bruno (PIB) do Espírito Santo iniciou o ano de 2019 com variação acumulada estável. A estimativa de PIB trimestral, calculada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), registrou -0,1% no indicador, no 1º trimestre do ano, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Enquanto a Indústria Geral registrou queda (-8,5%), o desempenho positivo do Comércio Varejista Ampliado (+6,1%) contrabalançou o índice, garantindo o equilíbrio da economia no período. Ainda nesta base de comparação, o setor de Serviços registrou leve retração de -1,9%.

“Estamos vivendo uma estagnação na economia capixaba, num movimento semelhante ao do País. E alguns fatores regionais fizeram com que os efeitos negativos fossem mais sentidos pela nossa indústria, especialmente nos segmentos de minério de ferro, celulose e petróleo. Em relação ao minério, tivemos o acidente de Brumadinho que impactou negativamente o complexo minerosiderúrgico do Espírito Santo, e reduções nas produções de celulose e de petróleo, importantes segmentos da indústria capixaba”, pontuou o diretor presidente do IJSN, Luiz Paulo Vellozo Lucas.

Entretanto, ele acredita que “estes mesmos três segmentos nos trarão boas notícias nos próximos trimestres”, além de destacar outros fatores econômicos que mantêm o otimismo no cenário capixaba. “Ainda que neste ambiente de estagnação, temos vários outros elementos positivos na economia capixaba, como o indicativo de recuperação da construção civil (+4,4% no primeiro trimestre), o aumento do consumo das famílias e o mercado de trabalho, com saldo de mais de seis mil postos de trabalho este ano”, ressaltou.

Quando comparada ao trimestre imediatamente anterior, a economia capixaba teve queda de -1,3% no 1º trimestre deste ano, também puxada pela Indústria Geral. “Nesta comparação, partimos de uma base muito boa, que foi o resultado do quarto trimestre de 2018, com um crescimento alavancado pelo desempenho espetacular da agricultura naquele período. Ocorre que, este ano, a previsão de safra é menor, graças aos efeitos sazonais - como a bienalidade do café - e ao estresse hídrico do começo do ano, que afetam diretamente o setor agrícola. Sem o destaque positivo da agricultura, a economia capixaba está sentindo mais o efeito negativo da indústria neste ano”, explicou.

Em termos nominais, o PIB do Espírito Santo no primeiro trimestre de 2019 foi de R$ 29,1 bilhões. Já no acumulado dos últimos quatro trimestres, o valor totalizou R$ 121,9 bilhões. Ainda nesta base de comparação acumulada (do segundo trimestre de 2018 ao primeiro trimestre de 2019), a variação da economia capixaba foi positiva (+2,1%).

Os dados do Indicador Trimestral de PIB referentes ao 1º Trimestre de 2019 foram apresentados à imprensa nesta terça-feira (18). Esta estimativa de PIB é calculada trimestralmente pelo Instituto Jones dos Santos Neves e tem por objetivo um acompanhamento mais atualizado da economia do que o PIB anual, cujos resultados possuem defasagem de dois anos. O cálculo do PIB Estadual é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Panorama Econômico

O IJSN divulgou ainda o Panorama Econômico, uma análise detalhada dos movimentos econômicos captados pelo PIB Trimestral nos diferentes setores. O documento contempla também dados da Agricultura, Indústria, Comércio, Serviços, Comércio Exterior, Inflação e Mercado de Trabalho.

Acesse www.ijsn.es.gov.br

FOTO: Divulgação / IJSN