02/01/2018 11h04 - Atualizado em 02/01/2018 10h59

Cresce o número de matrículas na rede estadual de ensino

O número de solicitações de matrículas, para o próximo ano letivo, na rede estadual de ensino cresceu 10% em comparação com 2017. Os dados foram apresentados, no dia 29 de dezembro, pelo secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, que na oportunidade também anunciou as novidades para 2018.

Durante o período de Chamada Pública Escolar para o ano letivo de 2017, foram 227 mil solicitações de matrículas ao todo. Já neste ano, esse número subiu e foram mais de 250 mil solicitações para 2018. Desse total, mais de 73 mil foram de rematrícula, mais de 60 mil de pré-matrícula e 16 mil de transferência interna.

“Em 2017 passamos a fazer a matrícula totalmente online. Foi um grande aprendizado, pois vimos que dessa forma as famílias participam muito mais da vida dos seus filhos. Para o ano que vem, foram 250 mil solicitações e temos capacidade para atender até 350 mil estudantes. Temos escolas para todos, não é por falta de vagas que adolescentes e jovens estão fora da escola”, comentou o secretário.

Dentre os pedidos de matrículas, para o próximo ano, 6.464 são de estudantes vindos da rede privada de ensino. Já as escolas mais requisitadas da Grande Vitória foram: Prof. Renato José da Costa Pacheco, em Vitória, Escola Viva Joaquim Beato, na Serra, Escola Viva Assisolina Assis de Andrade, Vila Velha, Hunney Everest Piovesan, Cariacica, e Escola Viva José Leão Nunes, também em Cariacica, que inicia as atividades em tempo integral em 2018.

Escola Viva - Dando continuidade à expansão do Programa Escola Viva, 20 mil vagas de educação em tempo integral serão ofertadas em 2018 para os estudantes capixabas em mais 15 novas unidades. Agora, ao todo, são 32 unidades Escola Viva.

Jovem de Futuro - Transformar a escola numa realidade participativa e democrática, onde os estudantes discutem e buscam soluções para os problemas do dia a dia, esse é objetivo do Jovem de Futuro. Em 2018, 250 escolas serão atendidas com o programa.
Com o Jovem de Futuro, as escolas realizam um modelo de gestão escolar que inclui diagnóstico, definição de metas para cada uma, elaboração de planos de ação, acompanhamento sistemático das iniciativas e de seus resultados e correção de rotas quando necessário, visando essencialmente ao aprendizado dos jovens estudantes do Ensino Médio.

Aula Dada - Visando garantir que as aulas previstas no calendário letivo e os respectivos conteúdos curriculares sejam efetivamente aplicados para os estudantes da rede estadual, a Sedu irá promover o projeto “Aula Dada”. Com isso, cada unidade de ensino terá um plano de ação e poderá recrutar até um profissional para substituir um professor ausente em sala de aula.

Base Comum Curricular - O Espírito Santo larga na frente. Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já estão sendo feitas adequações dos currículos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Tecnologia - O secretário Haroldo Rocha também anunciou melhoria na infraestrutura tecnológica das escolas rede estadual com a implantação de 100 laboratórios de informática móveis; 70 novas escolas terão wi-fi, até março; e, até julho, todas as escolas estaduais da Região Metropolitana estarão conectadas com fibra óptica.

PIBIDES – Formação Docente - Em 2018, também terão oportunidades para os universitários. A Sedu ofertará mil vagas para estudantes de licenciatura em Matemática, Letras, Biologia, Física, Química e Pedagogia, além de uma bolsa de R$ 570,42, mais vale transporte.

Melhoria dos espaços físicos - Já estão previstas, para 2018, construções, reformas e ampliações de 15 unidades escolares em diversas regiões do Estado. Também serão reconstruídas quadras e centros esportivos de mais 15 escolas, além de obras de manutenção e reforma de 100 unidades.

Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo

A melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica chega em 2018, por meio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), com uma série de ações previstas para os municípios que assinaram o termo de adesão: material estruturado em uso pelo 1º ano do Ensino Fundamental; 1.800 professores do 1º ano do Ensino Fundamental capacitados; 30 mil livros de literatura infantil distribuídos para as escolas; criação do Prêmio “Escola que Colabora”; 1.000 pedagogos e gestores municipais capacitados; avaliação trimestral e avaliação da oralidade, por meio de aplicativo no celular.

Até o momento, 53 municípios capixabas aderiram ao Paes e estão fazendo parte desse grande movimento de transformação e crescimento da aprendizagem das crianças e jovens do Espírito Santo. Uma das principais metas do Pacto é que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018.

FOTO: Pedro Dutra / Secom-ES